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Pix tem crescimento de 135,6% no Dia dos Pais, aponta estudo da Wake e parceiros

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

O Relatório de Dia dos Pais: Análise do Comportamento do Consumidor na Data, foi feito pela Wake, em parceria com a ClearSale, Octadesk, Opinion Box e Vindi e traz dados de engajamento, vendas, pagamento, atendimento e fraude na data, além de mostrar insights de estratégias que farão a diferença para as vendas nas próximas datas sazonais. 

O estudo destacou um comportamento interessante: 66% das compras ocorreram através de dispositivos móveis, o que reflete a influência dos smartphones e tablets no processo de compra, onde a fácil acessibilidade aos e-commerces e apps pelo dispositivo móvel redefine a maneira como os consumidores interagem com as marcas. 

Esse dado evidencia não apenas a importância de estratégias otimizadas para dispositivos móveis, mas também destaca a necessidade de experiências de compra intuitivas e práticas, capazes de garantir a atenção do público e um melhor relacionamento com o consumidor em toda a jornada de consumo. 

Pagamento no Dia dos Pais

O relatório também revelou um aumento de 135% do uso do Pix como método de pagamento, dado fornecido pela Vindi, e parte disso pode envolver essa questão de usabilidade, já que muitos e-commerces oferecem vantagens ao pagar dessa forma e é um processo mais rápido de poder comprar e direcionar o pix direto no carrinho, tudo via celular.

Mas, por mais que o Pix tenha tido esse crescimento, o cartão de crédito continua sendo o mais usado para pagamento, o que não exclui a preferência por pagamentos à vista, já que houve uma queda nas parcelas, principalmente quando falamos de 7 a 12 vezes, modalidade que vem caindo desde o ano passado. 

Atendimento e Fraude

E já que o mobile está sendo o assunto deste artigo, o WhatsApp se destacou muito em relação ao atendimento, sendo o preferido para cerca de 87% das pessoas e novamente lembra que o consumidor está cada vez mais pedindo por ações personalizadas e práticas, que não envolvem tanto esforço e criem um relacionamento mais eficaz.

É possível observar uma queda nas tentativas de fraude, sob algumas hipóteses, como a de que os fraudadores têm migrado para outros segmentos além do e-commerce – devido às tecnologias para este setor estarem cada vez mais sofisticadas e o Dia dos Pais não atrair tanta fraude quanto no Dia das mães, por exemplo. 

Ao comparar os segmentos com maior tentativa de fraude evitada, vemos que os eletrônicos de modo geral continuam com as maiores tentativas, mas a novidade nessa lista está no segmento de Perfumaria e Cosméticos e itens do setor Automotivo. 

Os dados de atendimento foram fornecidos pela Octadesk e de Fraude, pela Clearsale. Se quiser saber mais sobre o comportamento do consumidor e utilizar esse estudo para melhorar as estratégias de venda, acesse o relatório completo.