Logo E-Commerce Brasil

Pesquisa mostra anseios de consumidores para a Black Friday

Por: Alice Wakai

Jornalista, atuou como repórter no interior de São Paulo, redatora na Wirecard, editora do Portal E-Commerce Brasil e copywriter na HostGator. Atualmente é Analista de Marketing Sênior na B2W Marketplace.

76% dos internautas pretendem comprar na data, em novembro. Categoria mais procurada é a de Eletrônicos

A Black Friday de 2014 tem tudo para bater novos recordes de vendas. Nada menos do que 76% dos internautas brasileiros pretendem comprar no dia em que o varejo oferece os maiores descontos do ano. O estudo Black Friday, realizado pela empresa de pesquisa Opinion Box e pelo portal Mundo do Marketing, indica que 62% dos entrevistados vão adquirir eletrônicos, 55% itens de informática e 50% eletrodomésticos.

O ticket médio para a sexta-feira negra deve ser alto. A maioria dos entrevistados, cerca de 40% dos respondentes, vai gastar acima de R$ 500,00 nas compras. Já 17% reservarão entre R$ 401,00 e R$ 500,00 para fazer os pedidos e 15% pretendem desembolsar entre R$ 201,00 e R$ 300,00. A tendência do comportamento dos compradores indica que a maioria vai aguardar a última sexta-feira de novembro para comprar.

O estudo mostra que 58% vão deixar para comprar o produto que estão planejando por um preço mais barato na Black Friday, enquanto 47% vão comprar produtos em que notem oportunidade por estarem com um preço mais barato. Outros 38% vão aproveitar para comprar algo que estava desejando há bastante tempo e 27% anteciparão algo que comprariam no Natal deste ano. Entre praticamente todos, 95%, a única certeza é que vão monitorar o preço do que pretendem adquirir.

A pesquisa realizada pelo Opinion Box e o portal Mundo do Marketing identificou que 41,4% das pessoas participantes do estudo já fizeram compras em uma Black Friday, enquanto 58,6% dos respondentes ainda não tiveram esta experiência. A internet foi o canal escolhido por 75% dos que já participaram da promoção. Entre os que já realizaram uma compra, 57% enfrentaram algum tipo de problema. Pensando em 2014, dos que não pretendem participar da Black Friday, 42% desconfiam dos descontos oferecidos e 36% vão esperar as promoções após o Natal.

O levantamento online foi realizado com 1.016 internautas, sendo 50,8% homens e 49,2% mulheres de todas as regiões do Brasil. A pesquisa traz, ainda, as percepções dos entrevistados sobre as vantagens vistas pela data, a forma de pagamento que pretendem utilizar, as ofertas que mais agradarão, o nível de confiança nos descontos e todas as respostas cruzadas por região, sexo, renda e experiências.

Baixe a pesquisa aqui: ww.scaramellapress.com.br/arquivos/PesquisaOpinionBoxBlackFriday.zip