Logo E-Commerce Brasil

PAYU e BCASH se unem para expandir solução em pagamentos online

Por: Alice Wakai

Jornalista, atuou como repórter no interior de São Paulo, redatora na Wirecard, editora do Portal E-Commerce Brasil e copywriter na HostGator. Atualmente é Analista de Marketing Sênior na B2W Marketplace.

O grupo Naspers, uma das maiores empresas de Internet e mídia do mundo, com presença em mais de 133 países, unifica suas soluções de meios de pagamento no Brasil sob a marca PayU.

Com essa decisão, os clientes Bcash, solução de pagamento online, e Fcontrol, solução antifraude, passam a desfrutar de uma empresa com atuação em 16 países, mais de 10 milhões de consumidores registrados e 2,2 bilhões de transações em todo o mundo. São mais de 250 opções de pagamento oferecidas e 80 delas disponibilizadas na América Latina.

“O Brasil é o maior mercado da América Latina e o que apresenta o maior potencial de crescimento para a PayU na região. A fusão das duas plataformas gerará economia de escala que possibilitará o investimento necessário para o lançamento de diversos produtos e serviços exclusivos para o mercado brasileiro”, afirma José Vélez, CEO Latam do grupo.

Como líder no mercado latino-americano, a PayU traz ao Brasil a modernidade, a inovação e a credibilidade de uma companhia multinacional. A empresa espera dobrar o faturamento na região nos próximos dois anos.

“A integração busca unir o que há de melhor nas duas plataformas, sem perder de vista a excelência no atendimento que é a marca registrada de nossa operação no Brasil”, explica o CEO da PayU no Brasil, Marcos Marins. “Com a fusão esperamos potencializar a nossa capacidade de servir o mercado brasileiro e atrair novos clientes aproveitando a força global da marca PayU”, acrescenta.

Atualmente, a PayU possui em sua carteira mais de 40 mil lojistas cadastrados e 7 milhões de consumidores. A solução conta com mais de 40 plataformas integradas, como Vtex, Shopify, Magento, Dotstore, EZ Commerce, além de clientes renomados como Netpoints, Vivara, Ultrafarma, Adidas, Sony, entre outras.

Novos benefícios e serviços aos clientes

Os atuais clientes do Bcash e Fcontrol não sentirão nenhum impacto com a fusão das marcas, pois continuarão a contar com a mesma solução de pagamento e antifraude.

Durante a transição, a integração das plataformas tecnológicas será feita de forma gradual e transparente, sem nenhuma consequência nas operações dos clientes, que terão benefícios com a implantação e ganharão novas funcionalidades. Além de toda praticidade já conhecida de viabilizar transações via site, celular, redes sociais e e-mail, a empresa passará a oferecer a possibilidade de vendas no exterior por meio de moeda local em todos os países onde está presente.

Os clientes também poderão aproveitar de uma série de inovações que a PayU desenvolve em outras localidades nas quais atua. Do ponto de vista de serviço, terão à disposição uma estrutura de empresa global, contando com especialistas locais e conectados com o que há de melhor e mais atual no mercado mundial de meios de pagamento e antifraude.

Cinco perguntas para Marcos Marins, CEO da PayU no Brasil

 

  • Qual tem sido o desempenho da PayU no País e quais as expectativas da empresa para o mercado brasileiro?

A PayU tem tido um desempenho muito positivo no Brasil. Temos uma plataforma única atuante em 7 países na América Latina, sendo referência para a região. Com a abertura do nosso escritório de São Francisco (Califórnia), há um ano, temos fechado negócios importantes com players internacionais, o que tem ajudado a acelerar nossa posição local, apesar dos problemas que o Brasil enfrenta na economia.

 

  • Quanto o negócio da PayU no Brasil representa em relação ao negócio global? O Brasil é o principal mercado da América Latina?

A Naspers optou por investir em mercados em desenvolvimento onde existem mais oportunidades a serem exploradas. Por exemplo, atualmente somos líderes na Polônia e na Índia. Na América Latina, somos o principal meio de pagamento online na Colômbia e México. O Brasil é disparado o principal mercado na América Latina, representando cerca de 40% do volume transacionado, segundo números da Tecnocom.

Isso só reforça o potencial de crescimento que ainda temos por aqui, já que a PayU local representa apenas 28% da operação LATAM. Temos uma grande margem de crescimento no e-commerce local, pois, além do Brasil ser um mercado atrativo para novos clientes internacionais, oferecemos aos nossos parceiros regionais mais de 80 meios de pagamento e acesso a 7 mercados com apenas uma única integração. Ou seja, nossas perspectivas permanecem muito promissoras, apesar das adversidades visíveis na economia brasileira.

 

  • Por que a empresa decidiu unificar a marca PayU e encerrar a marca Bcash? Quais serão os benefícios e vantagens para os clientes?

Apesar de relativamente óbvia, a decisão não foi simples. A Naspers, nossa controladora, sempre considerou a força que a marca Bcash carrega no Brasil, em especial pela proximidade que sempre existiu com outra de nossas marcas, o Buscapé. Durante 8 anos o Bcash foi o braço de pagamentos do maior site de pesquisa de preços do Brasil e isso não é pouco. No entanto, estamos determinados a criar uma marca global de pagamentos e, neste sentido, acreditamos que a junção das marcas fortalece esta visão. Além disso, consideramos que a principal motivaão para essa mudança é a gama de novos serviços que poderemos disponibilizar para nossos clientes, que passarão a ter acesso ao que há de melhor na região a um custo extremamente competitivo, já que teremos uma escala muito maior. Enfim, acreditamos que temos de extrair o máximo do nosso posicionamento que é buscar ser uma plataforma global com expertise local.

 

  • Quantos clientes a empresa tem no Brasil? E na América Latina? Quais são os principais clientes na região?

Atualmente contamos com 40 mil comércios, 7 milhões de consumidores cadastrados e temos como principais clientes Netpoints, Vivara, Ultrafarma, Adidas, Sony entre outras.

 

  • No ano passado houve um grande crescimento do mobile commerce. A PayU oferece soluções de mobile payment? Quais seus planos para este segmento?

Nosso checkout no Brasil é responsivo e hoje 15% do nosso negócio já vêm de dispositivos móveis. No PayU Summit, que fizemos na Colômbia em fevereiro deste ano, apresentamos ao mercado a nossa solução nativa mobile que estamos chamando de PayU Biz. Aliás, muito em breve no Vtex Day, em maio, apresentaremos para nossos clientes a mesma solução que está sendo adaptada para o Brasil.

Números da PayU

  • 2,2 bilhões de transações em todo o mundo
  • 10 milhões de consumidores registrados
  • + de 160 mil clientes
  • Mais de 250 opções de pagamento oferecidas e 80 delas disponibilizadas na América Latina

Sobre a PayU

A PayU (www.payu.com.br) é um fornecedor global de serviços de pagamento online que atua em 16 países da Ásia, Leste e Centro Europeu, América Latina, Oriente Médio e África. Com mais de 250 métodos de pagamento, oferece soluções que atendem lojistas e consumidores em diferentes canais (desktop, dispositivos móveis, e-wallet e mesmo no varejo físico).

A companhia integra a divisão de pagamentos online da Naspers Ltd (www.naspers.com), grupo de mídia multinacional que atua em mais de 133 países com serviços de Internet, TV a cabo e mídia impressa. Ingressou na América Latina através da aquisição da Pagosonline e da DineroMail. Em janeiro de 2014, as empresas brasileiras Bcash e FControl, que deixaram o Buscapé Company e passaram a fazer parte do grupo com a decisão da Naspers de verticalizar seus negócios de pagamentos online.

MAIS INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA

FirstCom Comunicação (www.firstcom.com.br)

Luis Claudio Allan (luisclaudio@firstcom.com.br)

Cíntia Yamashiro (cintia@firstcom.com.br)

Janaina Cavalheiri (janaina@firstcom.com.br)

Tel.: (11) 3034-4662