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Outono: estação de temperaturas amenas e vendas aquecidas

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Criança de cabelo cacheado de costas brincando em jardim com folhas de outono
Imagem: reprodução

Diferentemente do verão ou do inverno, que chegam trazendo mudanças bruscas de temperatura, o outono se impõe de forma discreta. Tons terrosos na paisagem e clima ameno são acompanhados de componentes invisíveis, mas sentidos na pele – e nos olhos, ouvidos e vias respiratórias. Por conta do clima seco e da maior concentração de poluentes no ar, é também nesta estação que ocorrem com mais frequência doenças respiratórias e alérgicas, como gripes, resfriados, bronquites, rinite e sinusite. 

Essas características também se refletem nos hábitos do consumidor com o crescimento da procura por hidratantes para peles e cabelos mais ressecados, por vitaminas e suplementos que elevam a imunidade. O marketplace da RD Saúde retrata esse comportamento. Durante o outono, a venda de umidificadores de ar e inaladores aumenta, em média, 40% em relação ao restante do ano.  

“Essa é uma tendência que observamos também em vitaminas e higienizadores nasais, por exemplo”, afirma Fabio Gregório Frede, coordenador de marketplace da RD Saúde. Ele também destaca a importância de a plataforma ser focada em bem-estar. “Essa segmentação nos permite oferecer promoções específicas, que deixam os produtos de maior procura em evidência ao longo de todo o outono. O consumidor clica e já encontra o que procura”. 

Planejamento é fundamental para aproveitar as oportunidades trazidas pela estação. Na Bisturi Materiais Hospitalares, a demanda por nebulizadores cresceu, entre abril e julho do ano passado, 120% em relação ao outono anterior. “Observar esses números nos permite deixar toda a logística e estoques preparados para atender esse aumento. Negociamos com fabricantes entregas antecipadas em 4 meses e mantemos estoques duas vezes maiores em relação ao restante do ano”, explica a gerente Gabriela Tarouquella. 

Garantir entregas sempre no prazo é a preocupação na Multi Saúde, que começa a registrar, já a partir de abril, demanda até 40% maior por inaladores e nebulizadores. “No caso de marketplaces específicos de saúde, essa questão é ainda mais importante. Trabalhamos para manter nosso prazo mesmo diante desse grande aumento da procura, reforçando toda a logística em torno de nosso centro de distribuição”, ressalta Gustavo Max, analista de marketplace da empresa. 

Na Supletotal Alimentos, o outono chega com um aumento de 20% na procura por produtos relacionados a imunidade e questões respiratórias, incluindo vitaminas C, D, NAC, Ômega 3 e probióticos. A estratégia da empresa alia reforço nos estoques e promoções especiais, principalmente no e-commerce. Rodrigo Leite Pereira, sócio e fundador da empresa, lembra que o marketplace nichado chega com mais facilidade a um público-alvo já interessado no tema. “Por isso, também buscamos oferecer condições diferenciadas de parcelamentos e fretes”, afirma. 

A época também é boa para fazer lançamentos. A Bisturi Material Hospitalares procura sempre oferecer novidades aos clientes durante a estação. “Os próprios fabricantes investem em novos produtos no outono, geralmente com avanços como tamanho menor e com menos ruído. É uma ótima época para trabalhar com essas novidades”, explica Tarouquella. Enfim, as temperaturas, a umidade e até a imunidade podem cair no outono. Mas as vendas têm tudo para se manter em alta.