*Com informações de PYMNTS
Os pais estão comprando menos brinquedos e jogos para seus filhos, mas os adultos continuam investindo em brinquedos premium, figuras de ação, itens de coleção, bonecas e outros itens similares. Para atender a essa demanda crescente, as empresas de brinquedos e jogos estão ampliando suas ofertas diretas ao consumidor (D2C).
A Mattel, por exemplo, está capitalizando na nostalgia dos adultos pelas primeiras bonecas American Girl. Recentemente, a empresa anunciou o retorno de três personagens dos anos 80 e 90 — Kirsten Larson (lançada originalmente em 1986), Addy Walker (1993) e Josefina Montoya (1997) — através de “coleções retrô” com seus acessórios originais.
Essas bonecas, vendidas por $150 cada no site D2C da American Girl, fazem parte da estratégia da Mattel para aumentar as vendas entre colecionadores adultos.
“Mattel Creations, nosso canal [D2C] em rápido crescimento voltado para colecionadores adultos, está expandindo o engajamento dos fãs,” afirmou Ynon Kreiz, presidente e CEO da Mattel, durante a última teleconferência de resultados da empresa. Ele destacou que os colecionadores adultos estão se tornando um público cada vez mais importante para as marcas Hot Wheels e Barbie da empresa.
A Hasbro, concorrente da Mattel, também atribui o crescimento de sua marca Magic: The Gathering em parte à “colecionabilidade,” conforme comentários do CEO Chris Cocks durante a teleconferência de resultados da empresa em abril. Ele destacou os esforços da empresa em criar brinquedos colecionáveis para fãs de longa data de Star Wars.
Essas iniciativas ocorrem em um momento em que o mercado de brinquedos para adultos está crescendo rapidamente, com a demanda disparando desde o início da pandemia.
Consumidores com 18 anos ou mais agora representam 17% das vendas de brinquedos nos EUA, um aumento de oito pontos percentuais desde 2019, segundo dados da Circana relatados pela CNN. Entre junho de 2021 e junho de 2023, as vendas de brinquedos para adultos quase quadruplicaram, passando de $1,7 bilhão para $6,4 bilhões.
Devido aos lockdowns e restrições, muitos adultos passaram mais tempo em casa, levando a um ressurgimento do interesse por hobbies e atividades caseiras, como colecionar e brincar com brinquedos. A pandemia também trouxe altos níveis de estresse e ansiedade, e atividades nostálgicas como brincar com brinquedos forneceram conforto e alívio do estresse, hábitos que parecem ter persistido.
As empresas de brinquedos estão mais motivadas a atender a demanda por colecionáveis, enquanto os pais reduzem a compra de brinquedos e jogos para seus filhos. Kreiz mencionou que a Mattel espera “o impacto de uma mudança nos gastos do consumidor em direção a experiências e serviços” este ano, o que contribui para a queda nas vendas de brinquedos. A Hasbro também relatou uma queda de 21% na receita de produtos de consumo em comparação ao ano anterior.
Embora os consumidores estejam reduzindo os gastos no varejo, eles ainda reservam espaço em seus orçamentos para itens importantes, como colecionáveis de edição especial. Relatório de fevereiro/março da PYMNTS revelou que 60% dos compradores reduziram as compras de varejo não essenciais devido ao aumento dos preços. No entanto, a edição do ano passado mostrou que 70% dos compradores de varejo ainda adquirem itens “agradáveis de ter” pelo menos de vez em quando.