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Número de pequenos negócios usando redes sociais cai

Por: Alice Wakai

Jornalista, atuou como repórter no interior de São Paulo, redatora na Wirecard, editora do Portal E-Commerce Brasil e copywriter na HostGator. Atualmente é Analista de Marketing Sênior na B2W Marketplace.

Facebook e outras redes sociais aparecem como o segundo canal mais eficiente de marketing entre os pequenos e médios negócios pesquisados em Janeiro de 2015 pela Thrive Analytics, mas são pouco usados por empreendedores. Uma pesquisa recente realizada pela Ebiquity para a American Express mostra que os pequenos negócios em geral não cresceram tanto em presença no social ao longo do último ano.

Mais de quatro em cada dez pequenos negócios dos Estados Unidos pesquisados entre Fevereiro e Março 2015 disseram que não usam redes sociais para negócios. Os números, na verdade, foram um pouco maiores do que os 38% referentes ao outono e primavera de 2014. Em dezembro de 2014 uma pesquisa da Zogby Analytics para Xero mostrou que mais de 48,2% dos donos de pequenos negócios nos Estados Unidos não usavam nenhuma rede social para propósitos profissionais.

Entre os entrevistados pela American Express que usam redes sociais, o Facebook ainda é o rei, citado por 41% de todos os entrevistados – enquanto na pesquisa da Xero a porcentagem foi de 40,4%. A taxa de uso registrada pela American Express na pesquisa anterior foi menor. Com exceção do Instagram, Foursquare e Myspace – nenhum deles não chegaram a 10% – todos as plataformas sociais viram sua utilização cair.

A Thrive mostrou que os pequenos negócios estavam propensos a manterem os mesmos investimentos em redes sociais em 2015, mas muitos não têm recursos para mantê-los. 55% dos conteúdos das redes sociais desses negócios são atualizados mensalmente ou com uma frequência ainda menor, enquanto apenas 15% o fazem diariamente e 30% semanalmente. Apenas 25,7% desses negócios, disseram que terceirizam profissionais de marketing para as redes sociais, segundo uma pesquisa da Janeiro de 2015 do Hubspot.

Fonte: eMarketer