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É possível realizar vários testes A/B ao mesmo tempo?

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

A testagem de variáveis para implementação de melhorias de usabilidade é um processo essencial e uma demanda constante nos negócios digitais. No entanto, diante de um cenário acelerado e competitivo, a ideia de realizar um teste por vez parece contraditória ou, ao menos, dispendiosa. O que leva à pergunta: É possível realizar vários testes A/B ao mesmo tempo?

Publieditorial Nerau - teste AB
(Imagem: Freepik)

Os chamados “testes multivariados” permitem que a resposta dessa dúvida comum seja positiva e cheia de possibilidades. Para explorá-las, porém, há conceitos e nuances importantes a considerar.

Testes A/B x Testes multivariados

Os testes A/B envolvem a comparação de duas versões de uma página ou elemento específico, A e B, para determinar qual delas traz melhores resultados. Seu foco está em testar o desempenho de uma variável por vez e obter insights claros sobre ela.

Já os testes multivariados permitem testar múltiplas variáveis simultaneamente, explorando as interações entre elas. Nesta abordagem, é possível obter uma compreensão não apenas de qual versão performa melhor, mas também de como diferentes elementos interagem entre si.

Contudo, esse retorno mais amplo e complexo dos testes multivariados não significa que tal abordagem será a melhor opção para todos os negócios e situações. Justamente por conta da sua complexidade, os testes multivariados requerem um volume maior de tráfego para gerar resultados significativos e mais tempo e recursos para a análise.

Como acontecem os testes multivariados? 

Na prática, a dinâmica da execução dos testes multivariados é bastante parecida com a dos testes A/B: 

1. Criar versões de um elemento ou página;
2. Distribuí-las para serem exibidas para diferentes grupos de usuários;
3. Comparar o desempenho e métricas de cada versão para encontrar a mais atrativa e eficiente.

No entanto, como nos testes multivariados temos diferentes variáveis de diversos elementos sendo testadas simultaneamente, as versões testadas devem envolver todas as combinações possíveis entre essas variáveis. 

Ao querer comparar e validar, por exemplo, duas cores e dois CTA’s diferentes para um botão, as versões que seriam colocadas em teste seriam:

+ Versão 1: Cor 1 + CTA 1
+ Versão 2: Cor 2 + CTA 1
+ Versão 3: Cor 1 + CTA 2
+ Versão 4: Cor 2 + CTA 2

Ou seja, quanto mais variáveis forem desenvolvidas e incluídas, mais combinações serão possíveis e mais versões deverão ser testadas simultaneamente. Por isso, demandam um planejamento cuidadoso e um processo metodológico e estatístico.

É fundamental estabelecer objetivos claros para cada variável que será testada. Então, é preciso organizar uma matriz das diferentes combinações de variáveis e segmentar a audiência para garantir a obtenção de resultados precisos.

Com os resultados em mãos, os próximos passos envolvem se debruçar sobre eles para extrair conclusões confiáveis e insights relevantes. Além de caminhos para refinar suas estratégias, a exploração do universo de testes também direciona para a realização de novos testes, em um looping de melhoria.

Considerações importantes

Contar com ferramentas de experimentação que suportem testes multivariados permite uma estruturação, execução, monitoramento e análise eficiente dos testes. E o mesmo vale para uma equipe com um conhecimento robusto em análise estatística.

Com esses dois elementos é possível realizar uma seleção assertiva das métricas, a segmentação adequada da audiência e evitar interferências entre os testes.

O conhecimento técnico e os recursos avançados utilizados pela Nerau podem garantir uma testagem mais rica e eficaz, do levantamento das hipóteses à análise dos dados obtidos. 

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