Em datas sazonais o e-commerce tem uma demanda maior de acessos e movimentações em especial a Black Friday, data aguardada por todos devido com grande índice de vendas. Diante desse cenário, perguntamos: O seu e-commerce está preparado para alta demanda de acessos na Black Friday ou datas sazonais de grandes movimentações?
Em 2020, os e-commerces brasileiros perderam ao menos R$48,7 milhões na Black Friday e Cyber Monday em decorrência de quedas e lentidão nos sites. Se pensarmos em uma única operação, e tendo por base um dia de Black Friday com potencial de ganho de R$ 1.000.000,00, uma hora fora do ar terá o impacto de R$ 50.000,00 em perdas para o e-commerce, temos também o fator imagem da loja e retenção de cliente.
A solução assertiva é a preparação antecipada e preventiva para não perder a oportunidade do grande potencial de ganhos e vendas.
Alcançando resultados efetivos junto aos seus clientes, a Stoom Soluções em E-commerce resolveu criar uma metodologia de serviço para o mercado e desenvolveu a solução de Stress Test para definir o quanto você quer e o quanto é viável instalar o sistema e testá-lo.
O que seria o Stress Test da Stoom?
O processo consiste em efetuar testes que detectam, à medida que o volume de usuários aumenta, como será o comportamento do servidor comum em relação ao tempo de resposta. E, assim, propor uma configuração alternativa robusta na qual o servidor terá melhor desempenho.
A mesma lógica se repete quando falamos de Volume de Dados Trafegados. Ou seja, à medida que o número de usuários aumenta, o site tem dificuldades em dar vazão ao volume trafegado, ocasionando falhas de funcionamento. Ao efetuar os testes, é possível descobrir qual o servidor necessário para trafegar as informações necessárias e de forma rápida.
Escalar previamente o sistema é uma forma de simular o fluxo de acessos que acontece nessas datas especiais do e-commerce, e ser capaz de antecipar o comportamento da plataforma. Por exemplo: a partir de quantos acessos simultâneos o servidor se torna lento? E, a partir desse ponto, definir se e quanto faz sentido expandir o servidor ou a capacidade do banco de dados para possibilitar uma experiência de compra fluida, rápida e sem quedas.
O Stress Test é uma tendência de mercado, que vem sendo utilizada por grandes players e obtendo-se excelentes resultados. As empresas que utilizam essa metodologia estão superando metas de forma consecutiva nos grandes eventos do e-commerce brasileiro, como a Black Friday e Cyber Monday.
Todos esses pontos corroboram uma tendência ainda mais forte: investimento em tecnologia para alavancar vendas. O de Stress Test, assim como diversos outros serviços e produtos disponíveis para o ecossistema de e-commerce, é uma inovação tecnológica que trabalha a plataforma da arquitetura e infraestrutura. A Stoom Soluções em E-commerce oferece esse serviço tanto para a sua base de clientes quanto para qualquer e-commerce que valorize um bom uptime e não queira perder oportunidade em datas importante para o comércio digital brasileiro, menos queda mais vendas.