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MasterCard: consumidores estão adotando a próxima geração de pagamentos

Por: Eduardo Mustafa

Graduado em 'Comunicação Social - Jornalismo' com experiência em negócios, comunicação, marketing e comércio eletrônico e pós-graduado em 'Jornalismo Esportivo e Gestão de Negócios'. Foi editor do portal E-Commerce Brasil, do Grupo iMasters (2015 /2016), e atualmente é executivo sênior de contas na Gume

Em 2015, os consumidores abraçaram a escolha crescente de opções de pagamentos digitais disponibilizadas a eles, indo além da simples questão de “o que vem agora?”. Em todo o mundo, os titulares estão pedindo que os emissores e varejistas disponibilizem opções de pagamentos móveis de uso rápido, conveniente e que se encaixem no contexto da vida real, o que se comprova por meio de observações nas mídias sociais, que aumentaram mais de duas vezes.

Esses insights conduzem os resultados do quarto Estudo anual intitulado MasterCard Mobile Payments, desenvolvido em parceria com a PRIME Research. O estudo analisou 2 milhões de postagens em mídias sociais de todo o mundo a respeito de pagamentos móveis, no Twitter, Facebook, Instagram, Fóruns, Google+ e YouTube, número esse bastante superior às 85 mil postagens em 2012.

Apoiar este crescente interesse era um sentimento positivo contínuo sobre a tecnologia de pagamentos móveis, dando prosseguimento, assim, a uma tendência de dois anos. “À medida que mais escolhas vão sendo disponibilizadas a eles, a conversa evolui e os consumidores parecem estar abraçando completamente a próxima geração de pagamentos” afirma Marcy Cohen, vice-presidente de comunicações digitais da MasterCard.

Expandindo as opções de pagamento
As carteiras digitais, incluindo a Apple Pay, Samsung Pay, Android Pay e MasterPass dominaram – 97 % da totalidade das conversas sobre pagamentos móveis em 2015, centradas em lançamentos de produtos, melhorias de serviços e como os usuários estão avaliando-os. Fora das discussões das carteiras digitais, os cartões sem contato (47%), dirigiam as conversas, seguidos pela biometria (33 %), pagamentos pessoais (14%) e produtos de uso pessoal (6%).

As conversas sobre cartões sem contato estavam centradas em torno da abertura da aceitação global em sistemas de transporte público, incluindo aqueles em Londres e São Petersburgo bem como a disponibilidade em grandes eventos desportivos em todo o mundo.

As menções de produtos de uso pessoal no último trimestre de 2015 foram mais de 30 vezes maiores do que no primeiro trimestre do ano. Na América Latina e Caribe, as conversas sobre carteiras digitais aumentaram 20%.

A segurança continua sendo fundamental
A segurança dos pagamentos móveis continua conduzindo as conversas, visto que cada vez mais consumidores continuam tendo uma visão positiva ou neutra dos serviços que estão sendo oferecidos a eles (94 %). Isso reflete um aumento de três pontos percentuais sobre o ano passado, e 24 pontos acima do estudo inicial de 2012.

Em 2015, a finalidade das senhas e dados biométricos foram alguns dos temas mais envolventes, o que se refletiu em conversas sociais em 163 países em todo o mundo. A tecnologia relacionada a pagamento por meio de impressão digital e eletrocardiograma (ECG) tornou-se um tema envolvente para os usuários ao longo do ano, enquanto que o reconhecimento facial (“Selfie Pay”) continuou a ser o tema mais debatido (55%) das conversas focadas na biometria.