Logo E-Commerce Brasil

"Maruxos" apresentam livro sobre a indústria no e-commerce

Por: Júlia Rondinelli

Editora-chefe da redação do E-Commerce Brasil

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e especialização em arte, literatura e filosofia pela PUC-RS. Atua no mercado de e-commerce desde 2018 com produção técnica de conteúdo e fomento à educação profissional do setor. Além do portal, é editora-chefe da revista E-Commerce Brasil.

Irmãos Maruxo escrevem primeiro livro do mercado nacional focada na entrada da indústria no mercado de e-commerce. Além de ajudar a trilhar este caminho, a obra explora também temas sobre a transformação digital e novos modelos de venda e relacionamento com o cliente.

Batizado de “Indústria & E-commerce”, o livro tem a publicação prevista para maio de 2023 pela editora MCT.

O primeiro livro escrito a quatro mãos pelos “Maruxos” (Eduardo Maruxo e Rodrigo Maruxo), nasce fruto da experiência prática obtida em mais de 10 anos prestando consultoria para a digitalização da indústria: “nesta obra, focalizamos em apresentar um guia prático, um manual de consulta com diversas dicas e atalhos pra quem deseja obter o máximo de sucesso em suas iniciativas no ambiente digital”, comenta Rodrigo.

“Distribuímos os temas em três grandes atos: o primeiro ato é direcionado ao processo inicial, que chamamos de ‘arrumação da casa’, etapa imprescindível para a construção das bases para qualquer movimento estratégico utilizando a abordagem digital, que vai desde algumas saídas para potenciais conflitos de canal, até a sugestão da estrutura necessária para conceber e implantar projetos deste tipo. O segundo ato foca no planejamento estratégico, com muitos insights para a modelagem inicial de novos canais comerciais via internet, além de falarmos sobre gestão logística, marketing digital, marketplaces, redes sociais e atendimento a clientes dentro do contexto da indústria no online. Finalmente, o terceiro ato é dedicado à implantação de tudo o que foi planejado. Neste momento, oferecemos sugestões imprescindíveis para o sucesso da implantação de projetos digitais, baseado em muitos projetos que tivemos a oportunidade de acompanhar muito de perto”, acrescenta Eduardo Maruxo.

“E não é só isso: para enriquecer ainda mais a qualidade desta obra, contamos com a participação especial de 35 dos maiores especialistas do mercado digital e industrial, amigos que além de serem os melhores naquilo que fazem, possuem total alinhamento de propósito com o nosso, que é o de sermos úteis ao mercado oferecendo conteúdo de qualidade, que ajude pessoas e empresas a irem ainda mais além”, completa Rodrigo.

Esta obra, em suma, apresenta resposta para estas e outras questões essenciais à indústria:

• Como permanecer viável e presente no coração de seus clientes e consumidores frente aos desafios da globalização e acirramento da concorrência, aceleradas pela digitalização do mercado?
• Como fortalecer seus times e sua operação, oferecendo melhores possibilidades para gerarem resultados ainda mais amplos ao negócio?
• Como avançar digitalmente, antecipando e evitando potenciais conflitos de canal, abrindo novas áreas de sombra para o negócio e enriquecendo a carteira do seu time comercial?
• Como escolher novos modelos comerciais ideais para seu negócio (B2B, D2C, B2B2C, Marketplace…) e de que forma os estruturar para se tornarem viáveis?
• Como levar sua cultura empresarial a um novo approach, traduzido em ganho de produtividade e novos skills adaptando, à sua realidade, práticas originárias do mercado digital e do universo das startups?
• E, finalmente, como tirar o máximo resultado desta jornada, evitando retrabalhos e investimentos
inadequados em soluções que posteriormente se mostrariam desastrosas para seu negócio?