Logo E-Commerce Brasil

Marketing digital para e-commerce: Yampi disponibiliza template de persona para download gratuito

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Mulher mexendo no computador com personas gratuitas de yampi para donwload
Imagem: reprodução

Para uma estratégia de marketing digital eficiente, antes mesmo de trabalhar na divulgação da marca, é preciso dar um passo atrás e entender como direcionar as ações para o público certo. Um bom método para alcançar esse objetivo é criando uma persona, que nada mais é do que uma representação fictícia do cliente ideal.

Diferente do público-alvo do negócio, que é abrangente, a persona reúne características específicas como perfil demográfico e comportamental do consumidor. Essas características são definidas com base em dados concretos, que podem ser coletados a partir de ferramentas online que ajudam a identificar os interesses do público (como Google Analytics, Google Trends, Semrush e ferramentas de social analytics), bem como de questionários aplicados a clientes já fidelizados de uma loja virtual.

Esse método permite ao lojista de e-commerce entender as dores e necessidades dos seus clientes e atuar para saná-las. Com os dados em mãos, o desafio é reunir tudo que foi coletado de forma clara e objetiva, para que o resultado final possa ser consultado previamente à elaboração de campanhas e ações de marketing.

Para auxiliar com essa etapa, a plataforma de e-commerce Yampi disponibilizou em seu blog um template de personas para download gratuito. O modelo editável permite que o lojista preencha os dados da sua persona, como nome, idade e ocupação, hábitos do seu dia a dia, meios de comunicação que a impactam, objetivos e desafios. 

O material gratuito também conta com um modelo editável do mapa da empatia, uma ferramenta visual utilizada para aprofundar o conhecimento sobre o cliente de um negócio. Em formato de diagrama, o mapa permite responder perguntas e adicionar tópicos relacionados a diversas áreas da vida de uma persona e pode ser replicado conforme necessário.

“A criação de personas faz toda a diferença na hora de elaborar campanhas de marketing assertivas, a partir do momento que são mapeadas com base em dados concretos sobre os seus clientes, pois orientam o desenvolvimento de peças que de fato dialogam com seus interesses”, afirma Nathalia Bettoni, Coordenadora de Marketing da Yampi.

Clique aqui para fazer o download do material gratuitamente.