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Mais de R$ 1 milhão em vendas com a segmentação de clientes

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Mulher trabalhando em escritório
Imagem: reprodução

segmentação de clientes é fundamental para manter uma comunicação personalizada com os consumidores digitais, aumentando a retenção e a recompra. Com a crescente concorrência entre as lojas virtuais é preciso destacar-se com estratégias de relacionamento que mostrem que o negócio conhece o usuário e oferece aquilo que ele procura.

Kauê Plus Size começou a usar ferramentas de automação de marketing em abril de 2023 e obteve os primeiros resultados em setembro do mesmo ano, com menos de 6 meses de integração, superando R$ 1 milhão de faturamento neste período. 

O e-commerce conta com sete automações ativas e envia até três newsletters por semana, usando a segmentação RFM para personalizar os envios. Com essa análise é possível entender quem são os melhores clientes da loja (que merecem um atendimento ainda mais especial), aqueles que precisam ser reconquistados (com descontos extra, por exemplo) e os novos consumidores (que devem ser nutridos para retornarem com frequência).

Matriz de análise RFM no sistema edrone
Imagem: reprodução, matriz de análise RFM no sistema edrone

A loja também automatiza o envio de e-mails para quem não abriu a primeira mensagem, dois dias após o primeiro disparo, aumentando a taxa de abertura de e-mails. Além disso, e-mails automatizados para recuperação de carrinhos abandonados e recomendação de produtos tem um impacto mensal de 44% nas vendas, proporcionando uma taxa de recompra de 19% ao e-commerce, encorajando clientes a retornarem para comprar mais.

Tudo isso só é possível devido a uma base de dados organizada em um CRM para e-commerce que não só guarda os contatos, mas oferece uma análise de dados constante dos clientes, permitindo uma jornada de compra e comunicação cada vez mais personalizadas. Para isso, as lojas virtuais precisam garantir que os usuários compartilhem seus dados, antes de mesmo de realizar a primeira compra. Com o pop-up de inscrição de newsletter, a Kauê Plus Size aumentou em 30% o número de inscritos e conseguiu segmentar melhor sua base. Além disso, pedindo a data de aniversário no formulário, a marca envia e-mails personalizados a todos os usuários na data comemorativa, estreitando um relacionamento de carinho e confiança.

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