Logo E-Commerce Brasil

Lyra Network investe 4 milhões de euros e lança plataforma de pagamento online PayZen no país

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Segunda maior plataforma da França depois de 3 anos de comercialização, onde o PayZen já foi adotado por cerca de 20 mil lojas virtuais. 

Dados do Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV) apontam que o varejo nacional encerrou 2012 com um crescimento anual de 8,4%. Já o e-commerce brasileiro não para de crescer a passos largos, e teve elevação de 29%, movimentando R$ 24,12 bilhões no ano passado, segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm).

De olho nesses mercados, a Lyra Network –  http://www.lyra-network.com.br/ -, empresa francesa especializada na transmissão de dados para transações eletrônicas e líder do segmento no Brasil, anuncia o lançamento da plataforma de pagamento online PayZen no mercado nacional.

“Estamos trazendo ao Brasil uma solução completa que carrega o melhor da tecnologia européia. PayZen é uma plataforma robusta e moderna, que garante segurança na transmissão de dados e oferece ao lojista varias ferramentas de gestão on-line para otimizar sua operação” afirma Thierry Costes, diretor da Lyra Network na América Latina. Até hoje, foram investidos mais de 4 milhões de euros no desenvolvimento da plataforma.

Know how internacional

Desenvolvido desde 2009, inicialmente para atender a demanda interna de um grande banco francês, o PayZen é comercializado hoje pela Lyra Network na França, onde já é utilizado por cerca de 20 mil lojas virtuais.

“Em 3 anos, a plataforma foi escolhida por vários bancos e grandes varejistas franceses, e temos atualmente um crescimento médio de mil lojas por mês. Com esse sucesso, o PayZen deve se tornar em breve a maior plataforma de pagamentos online da França”, comenta Costes.

Em 2011, o produto foi adaptado para atender todas as necessidades do mercado brasileiro, como, por exemplo, o boleto e o pagamento parcelado. Porem, a plataforma é única, e a solução comercializada no Brasil oferece todas as novas funcionalidades da solução utilizada na Europa. As exigências do mercado europeu são muito fortes, e graças as parcerias desenvolvidas com grandes bancos, a solução PayZen esta evoluindo continuamente para atender as novas demandas, com lançamento de uma nova versão a cada dois meses.

A segurança das informações é a preocupação permanente da Lyra Network e sua certificação PCI DSS (Padrão Mundial de Segurança da Indústria de Pagamentos Eletrônicos) garante aos seus clientes a privacidade e a integridade dos dados de transações. Alem disso, o PayZen inclui diversos recursos visando a limitar o charge-back para o lojista, como por exemplo um sistema de autenticação on-line do portador do cartão, assim como uma ferramenta de controle antifraude.

O PayZen se integra no portfolio de produtos da Lyra Network permitindo a viabilização de qualquer projeto que envolve meios de pagamentos, tanto no mundo físico como no e-commerce, numa mesma plataforma.

Diferencial no BackOffice

Um grande diferencial em relação as soluções presentes no mercado é seu Back Office.

“Nosso Back Office, além de fornecer ferramentas de controle financeiro dos recebíveis, permite ao lojista gerenciar de forma interativa e simples todas as transações, com objetivo de aumentar a taxa de conversão. Ele permite ao lojista monitorar e interagir de forma dinâmica com os seus clientes, auxiliando na recuperação de vendas quando acontece um problema durante a fase de pagamento”, afirma Costes.

Expectativas

Após um período de piloto no país durante os últimos seis meses, o PayZen já conta com dezenas de lojas virtuais em produção. De acordo com Costes, as expectativas são grandes. “A Lyra já tem nome estabelecido no mundo dos meios de pagamentos eletrônicos. No Brasil, são mais de 500.000 estabelecimentos comerciais conectados em nossa rede e somos responsáveis pelo transporte de 100 milhões de transações por mês. Agora estamos começando a lançar campanhas para promover o PayZen e divulgar o nome da Lyra no mundo do e-commerce. Prospectamos diretamente as grandes e médias lojas virtuais e estamos desenvolvendo parcerias para atingir o mercado das pequenas lojas, que têm necessidades diferentes. Nossa expectativa é que o PayZen seja responsável por 15% do nosso faturamento no Brasil daqui a um ano”, finaliza.

Para mais informações, acesse: http://www.payzen.com.br