Captação dos alunos
Para entender a determinação de Helenice e Edilaine em espalhar suas sementes de conhecimento, a captação dos alunos é feita (como elas mesmas dizem) “na unha”. Para tanto, se utilizam de ONGs, rádios comunitárias, escolas e comunidades. “O time de recrutadores entra em favelas onde ninguém vai e apresenta uma perspectiva real de mudança de vida”, conta Helenice, presidente do Comitê de Líderes de e-commerce SP e cofundadora de A Liga Digital.
O processo batizado de “autosseleção” confere oportunidades aos jovens que fazem por merecê-las. Isso porque ele exige o cumprimento de três etapas. Na primeira, A Liga Digital promove alguns webinars a fim de esclarecer, a alunos e familiares, todo o processo. Aqui é deixado claro que o curso é 100% gratuito e não tem qualquer custo adicional com material didático, formatura, apoio dos professores etc.
Na segunda etapa, ocorre um “aulão” com as fundadoras e orientadoras pedagógicas que explicam em detalhes os três cursos: E-commerce, Programação e Marketing Digital, assim como a apresentação do mercado digital como um todo. Após a explicação, os interessados precisam escolher o curso, pesquisar na Internet sobre o conteúdo e responder a algumas perguntas - dentre elas, como acreditam que aquele conhecimento pode ajudar a si e à sua comunidade. “Não há certo ou errado nesta fase. Avaliamos o empenho em pesquisar, entender e responder às perguntas”, diz Edilaine.
Leia também: Transformação da indústria requer aprendizado e parceria com o varejo
Por fim, na terceira etapa da autosseleção, acontecem quatro aulas de "acolhimento". Nelas, os jovens são apresentados ao método de A Liga Digital, e entendem o quanto é importante a adaptação às mudanças e estarem preparados para uma jornada rumo ao digital. “Por meio de lendas, pequenos vídeos e histórias de sucesso de outros ex-alunos do curso, mostramos que é possível conquistar uma vida melhor. É nesta fase que revelamos a eles que haverá o suporte dos melhores profissionais do mercado digital, e por isso exigimos o melhor de cada um em termos de empenho, dedicação e atenção”, pontuou Helenice. Ao final do processo de autosseleção, os jovens são desafiados a se expressarem em vídeos e nas redes sociais.