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Leanwork apresenta soluções para elevar UX e alavancar vendas no 13º Fórum E-Commerce Brasil

Por: Júlia Rondinelli

Editora-chefe da redação do E-Commerce Brasil

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e especialização em arte, literatura e filosofia pela PUC-RS. Atua no mercado de e-commerce desde 2018 com produção técnica de conteúdo e fomento à educação profissional do setor. Além do portal, é editora-chefe da revista E-Commerce Brasil.

Alocação de squads dedicadas é alternativa rentável para mitigar efeitos do apagão tecnológico no Brasil; confira como o seu negócio pode ser beneficiado.

A Leanwork apresenta soluções inovadoras para o varejo no 13º Fórum E-Commerce Brasil, que acontece nos dias 26 e 27 de julho em São Paulo. Depois de dois anos no formato online, o maior evento de e-commerce da América Latina retorna ao presencial com mais de 200 palestras, áreas de conteúdo e expositores.

A edição promete movimentar R$300 milhões em negócios, trazendo insights e soluções para os principais gargalos no setor de e-commerce, entre eles a escassez de mão de obra qualificada em TI.

Somente em abril de 2022 e-commerces receberam mais de 1,62 bilhões de acessos, segundo o relatório Setores do E-commerce, da agência Conversation. Em um cenário de alta competitividade, é fundamental contar com equipe especializada que garanta que o cliente deixe do mais que um clique no seu e-commerce.

Alocar squads dedicadas tem sido a grande aposta de e-commerces para conquistar espaço junto aos grandes players do mercado. O termo ganhou popularidade com o Spotify, que implementou a lógica em 2014. A mudança levou a experiência do usuário a outro patamar, colocando a plataforma de streaming no ranking das mais inovadoras do setor.

Baseada nas metodologias ágeis, squads são equipes pequenas e multidisciplinares responsáveis por um projeto específico do começo ao fim. Seu objetivo é resolver problemas de maneira rápida e econômica, melhorando a performance de produtos ou serviços.

Quando contratar uma squad dedicada?

Suponhamos que sua equipe in house detectou que os usuários do seu app estão abandonando as compras no carrinho. Para resolver o problema rapidamente, sua equipe interna teria de se dedicar totalmente na resolução desse gargalo, deixando o foco principal do negócio à deriva.

Com a contratação de squads dedicadas, os e-commerces pulam o demorado processo de contratação, explicação do projeto em andamento e treinamento de equipes. Basta entrar em contato com uma empresa de credibilidade que faça esse tipo de serviço, apresentar suas dores e fechar a proposta – que tem melhor custo benefício do que a contratação direta.

Quais resultados uma squad dedicada oferece?

1- Economia e foco no core business

A alocação de squads é uma das alternativas mais eficazes para otimizar custos de pequenas e médias empresas, segundo artigo publicado no E-commerce Brasil.

A solução permite que e-commerces tenham times de especialistas disponíveis a qualquer momento, sem a necessidade de contratar equipe própria. Sua equipe segue trabalhando no core business enquanto a squad dedicada garante a solução do problema que está travando a experiência de compra do seu cliente.

2 – Entrega ágil e assertiva 

Esse formato de trabalho garante agilidade e eficácia nas entregas, pois os profissionais envolvidos têm diferentes know-hows e estão totalmente imersos na resolução do problema.

Todo o processo de trabalho é desenhado focando o resultado em cada etapa de entrega, de acordo com o que foi combinado.

3 – Cultura de testes e inovação

Contar com uma squad dedicada permite frequência e constância em melhorias, peças fundamentais para um bom e-commerce. Nas squads é comum que a equipe multiprofissional trabalhe no formato de sprints, o que possibilita a implementação de uma cultura de testes e inovação.

4 – Aumento na produtividade

Não é à toa que gigantes como a Magazine Luiza e Natura atuem no formado de squads dedicadas. Essa abordagem garante mais entregas que o modelo tradicional. Entre os motivos, está a autonomia do grupo – que é remunerado por resultados, além da complementaridade de ideias e pontos de vista sobre os problemas que surgem.

5 – Eficácia na tomada de decisões 

As empresas que oferecem serviços de alocação de squads fazem o hunting com foco não apenas nas hard skills, mas também nas soft skills. Como resultado, vemos equipes com melhores habilidades de comunicação interpessoal, autonomia e organização, fatores que refletem diretamente na resolução dos problemas e tomada de decisões.

6 – Melhor experiência do usuário 

O Diretor de UX, Design de Produto e Pesquisa da Sephora, Andrew Birgiolas lembra que à medida que as pessoas passam mais e mais horas em seus smartphones, o nível de exigência também aumenta. Por isso, garantir a melhor experiência do usuário é trabalho árduo e constante.

Fortalecer a cultura de testes, estar preparado para falhar e integrar equipes multidisciplinares são especialidades dos modelos de squads dedicadas que a marca adotou para criar incríveis experiências mobile e gerar resultados de negócio.

Qual o melhor modelo de alocação de squads para a minha empresa?

Existem diversos modelos de alocação de squads e a melhor escolha vai depender do grau de complexidade do problema que você precisa resolver.

São dois modelos principais. No primeiro, a empresa terceirizada realiza desde o recrutamento até a gestão e entrega de todo o projeto. Na segunda opção, a contratada faz o hunting, mas a gestão fica a cargo da sua própria equipe in house.

Pesquisar empresas de credibilidade no mercado é o primeiro passo. Assim, você poderá dialogar com transparência sobre suas necessidades e definir o modelo ideal para a transformação que seu negócio precisa.

A Leanwork atua com serviços de alocação de squads em ambos formatos. O objetivo dessa frente de atuação é compartilhar com o mercado anos de expertise acumuladas no setor, encontrar profissionais de peso e auxiliar o cliente a focar no que realmente precisa.

Tudo começa com um atendimento consultivo e muito próximo dos clientes, no qual é possível alinhar propósito e cultura, mapear as reais necessidades e implementar metodologias para entregas de alta performance.

Com clientes como TokStok, Ultrafarma e Riachuelo a Leanwork atua durante toda a jornada dos projetos de seus clientes. Caso queira saber como podemos te ajudar, entre em contato para conhecermos mais sobre seu negócio.

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