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Justo expande na América Latina; Brasil e Peru já estão no portfólio

Por: Lucas Kina

Jornalista e repórter do E-Commerce Brasil

A Justo, mercearia online com sede na Cidade do México, continua operando em todos os cilindros com o objetivo de saturar o mercado latino-americano. A empresa afirma ser o primeiro supermercado no México sem loja física que permite aos clientes comprar mantimentos diretamente de seu site ou aplicativo e a empresa entregará o pedido no local de escolha do cliente.

Anteriormente, informamos sobre a empresa em fevereiro passado, quando arrecadou US$ 65 milhões em uma rodada da Série A liderada pela General Atlantic. Naquela época, o CEO Ricardo Weder disse ao TechCrunch que a empresa, fundada em 2019, resistiu bem ao primeiro ano da pandemia global, vendo a receita de 2020 aumentar 16 vezes.

Weder planejava usar o financiamento da Série A para expandir no México e na América Latina – um mercado que ele me disse representar uma oportunidade de US$ 600 bilhões – e foi exatamente isso que a empresa fez.

“A pandemia global ajudou muito em termos de adoção de alimentos na América Latina”, acrescentou. “Antes era 1% e agora é 3% e cresce de forma agressiva.”

Esses poucos pontos percentuais de adoção ajudaram a Justo a se tornar “gangbusters”, crescendo cinco vezes no México e alcançando uma taxa de cumprimento de 99,4% nos últimos 12 meses. Ela agora tem mais de 100.000 usuários em cada um de seus mercados, e as previsões de Weder serão na casa dos milhões até o final do ano.

Ela entrou no mercado peruano no final do ano passado depois de adquirir a loja local Freshmart e desde então anunciou a abertura de sua primeira loja física em Lima para oferecer um modelo híbrido de mercearia. Também lançou o Ekonofresh, um supermercado online com desconto que complementa sua oferta Freshmart para oferecer ainda mais opções para os clientes de lá.

A empresa também foi lançada no Brasil em outubro passado em São Paulo e tem visto um crescimento constante entre 30% e 40% mês a mês, e a região já representa 25% da receita total da Justo, disse Weder. Já há planos de expansão para outras cidades, incluindo Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Curitiba. Weder prevê poder se mudar para 20 cidades adicionais nos próximos anos.

Essa expansão adicional é apoiada por uma nova rodada de financiamento, desta vez de US$ 152 milhões em financiamento da Série B, novamente liderado pela General Atlantic. Investidores novos e existentes, incluindo Tarsadia Capital, Citius, Arago Capital, Foundation Capital e Quiet Capital, também participaram da rodada para elevar o investimento total de capital de risco da Justo até o momento para mais de US$ 250 milhões.

“No momento, acreditamos que temos uma proposta de valor madura, especialmente à medida que nossas operações se expandem agressivamente e aprimoramos a tecnologia para expandir as operações”, disse Weder. “Somos o principal supermercado da América Latina e vemos as maiores empresas, como o Walmart, como concorrentes, então ainda há coisas que podemos fazer para aumentar nossa participação. Principalmente os supermercados estão se concentrando em infraestrutura, e a Justo também está buscando isso.”

Weder também está de olho na Colômbia e no Chile e está olhando estrategicamente para o momento certo de se mudar para esses países, seja diretamente ou por meio de aquisições como a Justo fez no Peru.

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Fonte: Tech Crunch