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Jornada do consumidor na Black Friday: estratégias para melhorar a experiência

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

A Black Friday, evento amplamente aguardado, tem origem nos Estados Unidos e oferece aos consumidores produtos e serviços com descontos significativos, grandes promoções e diversas ofertas. No Brasil, ela ocorre tradicionalmente na última sexta-feira de novembro, influenciando fortemente a jornada do consumidor, o comportamento de compra e a preparação para as festas de fim de ano.  

O evento desempenha um papel muito importante no crescimento da economia e molda a maneira como os consumidores adquirem produtos e serviços, desde o planejamento antecipado ou não até a tomada de decisões que normalmente são rápidas e/ou por impulso. De acordo com uma pesquisa realizada pela Opinion Box, 95% das decisões de compra não ocorrem de maneira racional, mas emocional. 

Otimizar a jornada do consumidor na Black Friday significa garantir uma experiência de compra positiva e é uma oportunidade de promover uma maior segurança nas transações, oferecendo opções flexíveis de pagamento, proporcionando uma navegação intuitiva e oferecendo um processo de checkout fluido.

A jornada do consumidor na Black Friday

A jornada do consumidor durante a Black Friday começa quando ele sente uma vontade ou necessidade de adquirir um item específico. Com esse desejo em mente, ele começa uma pesquisa por ofertas e promoções antes do início da data. Muitas pessoas  preparam listas de desejos que podem gerar uma tomada de decisão ágil para aproveitar as promoções de curta duração. 

Essa jornada é caracterizada por expectativas elevadas, pois os consumidores buscam garantir o melhor negócio possível. 
 

O problema de uma experiência negativa

Muitos problemas podem gerar uma experiência negativa na Black Friday, incluindo a decepção dos consumidores quando os descontos ou ofertas prometidos não correspondem às expectativas, quando a plataforma do e-commerce é lenta e complicada ou mesmo quando os produtos esgotam rapidamente. 

Além disso, a possibilidade de fraudes e compras não autorizadas durante o evento trazem insegurança, prejudicando a confiança do cliente nas lojas online. Para aprimorar a segurança e credibilidade das empresas, a biometria facial emerge como uma solução digital confiável, garantindo que a identidade de uma pessoa corresponda às informações fornecidas e possibilitando a aprovação das compras sem risco de fraude.

Garanta a segurança do cliente

Garantir uma experiência positiva e transparente durante a Black Friday é fundamental para manter a confiança dos consumidores e o sucesso contínuo dos negócios. Para isso, é essencial adotar diversas medidas que protejam as informações pessoais e financeiras do consumidor.  Veja algumas dicas que separamos: 

– Desenvolva um site ou aplicativo seguro e de confiança;

– Mantenha o software de e-commerce, plugins e sistemas de segurança atualizados;

– Use métodos de verificação de identidade eficazes, como a autenticação biométrica e autenticação multifator (MFA); 

– Implante sistemas de detecção anti fraudes;

– Mantenhas as políticas atualizadas;

– Peça feedbacks aos clientes para evitar quaisquer prejuízos.
 

Como preparar a jornada para a Black Friday

Para garantir uma jornada do consumidor bem-sucedida, é essencial preparar o e-commerce adequadamente. 

Isso envolve a escolha de uma plataforma de fácil navegação capaz de suportar um grande volume de visitantes, a realização regular de backups, a oferta de descontos atrativos, a manutenção de um estoque suficiente, a melhoria da experiência do cliente por meio de um bom atendimento e suporte ágil, a implementação de estratégias de marketing eficazes e o monitoramento em tempo real do desempenho.

Navegação, usabilidade e personalização das ofertas

Conciliar navegação eficiente com usabilidade intuitiva e personalização das ofertas durante a Black Friday é o combo para sucesso em uma época de altas demandas. Um site de fácil navegação, como já mencionado, possibilita que o cliente encontre, de forma rápida, os produtos desejados, enquanto a usabilidade facilita o processo da venda. A personalização das ofertas aumenta a relevância das promoções, criando uma jornada mais convidativa e satisfatória para o consumidor

inteligência artificial se faz muito presente nesse momento e pode transformar de forma muito significativa a  jornada do consumidor.

Ofereça possibilidades para pagamento

O aumento significativo dos pagamentos online no Brasil pode ser atribuído ao maior acesso à internet, pela evolução da tecnologia móvel e pela pandemia, que impulsionou a migração para o comércio eletrônico. 

Nesse contexto, medidas e regulamentações de segurança desempenham um papel importante, proporcionando proteção tanto para os consumidores quanto para as empresas em meio a um ambiente de rápidas mudanças.

Dos cartões de crédito às transferências eletrônicas e até mesmo o uso de criptomoedas, em alguns casos, a adoção de meios de pagamento alternativos mostra como as empresas vêm tentando se adaptar, com velocidade, às preferências dos consumidores, oferecendo opções seguras e convenientes.
 

Garantir um checkout fluido

A velocidade de aprovação de compras online pode variar significativamente de acordo com o marketplace e os métodos de pagamento utilizados pelas plataformas. Portanto, é fundamental que as empresas forneçam informações claras sobre as políticas e termos de serviço de aprovação, garantindo que os clientes tenham um entendimento assertivo sobre formas de pagamento, entrega, devolução, reembolso, entre outros. 

Por exemplo, o case de sucesso da Novo Mundo.com, varejista brasileira que possui mais de seis décadas de experiência no mercado. Em parceria com o Unico IDPay, solução da Unico que autentica a identidade do cliente e a titularidade do cartão de crédito usado na compra em uma só verificação, possibilitou a redução das análises manuais, que não representavam apenas um investimento significativo, mas também resultavam em atritos com o cliente final, além de perdas financeiras devido a compras legítimas não aprovadas.

Uma compra segura e aprovada é aquela em que a transação online é minuciosamente verificada, autorizada e concluída com êxito, seguindo rigorosamente todos os protocolos e medidas de segurança. Ter uma ferramenta que trabalha em parceria com a empresa para prevenir fraudes e proteger tanto os dados da loja quanto os dos clientes se torna essencial nos tempos atuais.

Unico IDPay: Autenticando a identidade do cliente com segurança

A jornada do consumidor se torna verdadeiramente satisfatória e completa quando a compra é feita de forma assertiva e segura. Qualquer contratempo ou negação de transação pode frustrar o cliente, especialmente durante um evento tão esperado.

Por isso, preparar o e-commerce para a Black Friday, assim como para outros períodos sazonais, se torna fundamental para proporcionar a melhor experiência possível ao cliente. A Unico IDPay garante segurança nas transações, eliminando a possibilidade de fraude de cartão de crédito e, consequentemente, do tão temido chargeback.

Portanto, assegure que a empresa esteja preparada para a Black Friday, oferecendo aos clientes uma experiência de compra segura e livre de preocupações com fraudes. 

Acesse Unico IDPay e veja como proteger o negócio contra fraudes e fortalecer sua reputação no mercado.