Logo E-Commerce Brasil

A fórmula da Intelipost para garantir o sucesso nas datas sazonais

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Com a aproximação da data mais querida dos varejistas online, a perspectiva é bastante positiva, principalmente com o crescimento dos marketplaces. O Grupo Intelipost tem investido bastante para atender operações complexas, tanto no modelo omnichannel, como também grandes players do marketplace. Em 2022, a empresa apresentou um crescimento de 8% no volume total de pedidos transacionados entre a quinta pré-black e a Cyber Monday.

Falando um pouco sobre o comportamento do consumidor no período da Black Friday, o COO do Grupo Intelipost, Gabriel Drummond comenta que “em termos de volume do e-commerce, o que observamos internamente é que, as 24 horas da Black Friday representam o equivalente a três dias normais”. Além disso, sete dias antes e sete dias após a semana da Black Friday ainda apresentam uma demanda 50% maior do que o normal.

Uma tendência observada na Black Friday este ano é uma grande preocupação com custo e rentabilidade. Muito dessa preocupação foi impacto do desempenho comedido do setor, que apresentou crescimento de 1,3%, segundo a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), realizada pelo IBGE. A partir dessa perspectiva, recomenda-se cautela nas escalas de estoques e promoções para não criar prejuízos.

A tríade do sucesso para uma entrega perfeita

Os pilares para uma entrega perfeita englobam uma oferta de frete estratégicaboa orquestração logística, e robustez para promover a melhor experiência de compra aos consumidores, de ponta a ponta. Algumas dicas para alcançar o sucesso na Black Friday:

1. Desenvolva a estratégia logística pensando em escalabilidade em vendas. Crie uma relação de confiança com os consumidores, oferecendo campanhas que façam sentido para o negócio e para a necessidade dos consumidores;

2. Organize-se para o aumento da demanda, desde os Centro de Distribuição, lojas físicas e transportadores. Lembre-se que a demanda durante a Black Friday chega a ser triplicada em comparação aos períodos regulares. Estabeleça acordos de níveis de serviço com os times operacionais e transportadores e adapte a operação para suportar a volumetria de pedidos;

3. Estruture a operação a partir da experiência dos consumidores. Desde a navegação do site, e o serviço de atendimento ao cliente, tenha em mente que com o aumento de tráfego, os chamados e solicitações também irão apresentar aumento. Mantenha os consumidores informados sobre o status das suas encomendas, preferencialmente de forma automatizada, evitando-se assim, os chamados ao SAC referente a entregas. 

Além dessas dicas, é importante estabelecer prazos de entrega realizáveis, aplicando margens de segurança, e estruturar a operação para o aumento das solicitações de trocas e devoluções.

Nesse sentido, a tecnologia garante a eficiência necessária para promover uma excelente experiência ao cliente e manter as operações otimizadas. Falando especificamente sobre a Black Friday e períodos de alta sazonalidade, a tecnologia contribui para a escalabilidade, permitindo que as empresas dimensionem as suas operações com mais flexibilidade para acomodar os picos de pedidos. Isso inclui uma infraestrutura com servidores web escaláveis, bancos de dados robustos e sistemas de gerenciamento de pedidos eficientes.

O Grupo Intelipost oferece um ecossistema de soluções estratégicas para a Black Friday. Uma plataforma SaaS completa que garante mais controle e agilidade nos processos logísticos, facilitando a gestão das entregas, reduzindo custos e garantindo a melhor experiência. Soluções especializadas em roteirização inteligente e uma rede de pontos de envios com mais de 3.000 pontos espalhados pelas principais cidades do país.

Relatório: Black Friday 2023 Intelipost

Todos os anos a Intelipost publica um relatório oficial com os resultados obtidos durante a Black Friday. 

É possível receber esse material em primeira mão. Basta sinalizar o interesse aqui e a empresa envia o conteúdo gratuitamente.