A fim de definir uma rede própria aberta, a Índia se esforça para acabar com o domínio da Amazon e do Walmart no comércio eletrônico. Dessa vez, segundo algumas fontes, o assunto evoluiu para um alinhamento com bancos e outros participantes para ampliar o domínio do e-commerce no país.
Alguns dos maiores bancos da Índia estão discutindo sobre a criação de plataformas de compradores para permitir que seus clientes façam pedidos de bens e serviços pela Open Network for Digital Commerce (ONDC), que o governo indiano lançou em abril, disseram as fontes à Reuters.
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O sucesso da rede (que promete igual acesso a todos os vendedores e compradores online, independente do tamanho) é uma prioridade do primeiro-ministro Narendra Modi. Afinal, ele enfrenta pressão de pequenas empresas para agir contra a enorme influência da Amazon e do Flipkart, do Walmart, no comércio eletrônico indiano.
Controle da Amazon e do Walmart na Índia
Em 2021, o comércio eletrônico indiano movimentou mais de US$ 55 bilhões. De acordo com previsões do governo, crescerá para US$ 350 bilhões até o fim desta década. A Amazon e o Walmart controlam mais de 60% desse mercado, que hoje responde por cerca de 8% das compras dos consumidores em um país de 1,35 bilhão de pessoas.
Por conta disso, o ONDC pretende cobrir pelo menos 100 cidades e vilas até agosto. A metam neste caso, é conquistar 900 milhões de compradores e 1,2 milhão de vendedores em cinco anos.
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O diretor digital do do Bank of Baroda, Akhil Handa, disse que seu banco estava conversando sobre o projeto. Entretanto, alegou que ainda era muito cedo para falar sobre casos de uso específicos.
State Bank of India, Axis Bank, Punjab National Bank, ICICI, HDFC, Kotak Mahindra e IDFC First estão entre outros bancos em discussões com a ONDC conta Amazon e Walmart. Para a Reuters, disseram que o próximo passo será estabelecer plataformas de e-commerce para consumidores na Índia. Os outros bancos não comentaram sobre o assunto.
Fonte: Reuters