Logo E-Commerce Brasil

Google testa serviço que permite pagar contas com iniciais do usuário

Por: Alice Wakai

Jornalista, atuou como repórter no interior de São Paulo, redatora na Wirecard, editora do Portal E-Commerce Brasil e copywriter na HostGator. Atualmente é Analista de Marketing Sênior na B2W Marketplace.

O Google está testando um novo recurso em seu serviço de pagamentos para concorrer com o Apple Pay. Segundo o site The Information, o serviço, chamado de “Plaso” traz aos usuários de Android a opção para pagar contas apenas falando suas iniciais aos caixas dos estabelecimentos.

De acordo com o relato de quatro fontes ouvidas pelo site, o serviço está sendo testado pelos funcionários da companhia e é compatível com alguns locais, como a cafeteria Panera e a pizzaria Papa John’s.

Ainda não há informações sobre como o Plaso irá funcionar, porém, um dos gerentes de um estabelecimento disse ao The Information que a empresa conectou o serviço diretamente com o sistema de pagamentos da loja e que todos os dados coletados nas transações vão para o Google.

Outro gerente disse que o Google deixou smartphones com Android rodando um aplicativo especial que reconhece outros usuários do Plaso por Bluetooth, o que ajuda os funcionários das lojas a identificar as iniciais do cliente.

Contudo, o maior objetivo do Google não é de apenas um mediador de pagamentos. Com os dados coletados em cada compra, ele saberá quais são os hábitos de consumo de seus usuários e poderá aprimorar a venda de anúncios para públicos especializados.

Segundo o site Business Insider, a empresa se recusou a comentar sobre o assunto. Além disso, é comum o Google testar serviços internamente que nunca são lançados ao público.

Fonte: Info