O mercado de e-commerce tem sido alvo de investimentos ao longo da última década. Grandes marcas têm aproveitado essa tendência para monetizar o alcance dos clientes e oferecer opções de publicidade em suas lojas. Na última segunda-feira, 18 de março, o Google anunciou sua mais recente incursão nesse espaço ao revelar a versão beta fechada de sua própria solução, com a participação da Lowe’s como parceira inicial.
Um anúncio diferenciado
Durante sua participação no evento Shoptalk, realizado em Las Vegas na última semana, Maria Renz, chefe global de comércio do Google, falou brevemente sobre a natureza do projeto em uma discussão sobre inteligência artificial e o trabalho de e-commerce da empresa. “Esta manhã, o Google anunciou uma solução de mídia varejista fora do site”, disse Renz. “Anunciamos uma versão beta fechada no Search Ads 360, onde estamos nos associando à Lowe’s como um de nossos primeiros parceiros beta.”
A escolha da parceria
A Lowe’s ocupa o 12º lugar na lista Top 1000 da Digital Commerce 360, que classifica os varejistas online da América do Norte por vendas na web. A empresa é categorizada pela Digital Commerce 360 como uma varejista de Hardware e Melhorias para Casa.
A versão beta fechada utiliza o produto Search Ads 360 do Google – também conhecido como SA360 – para campanhas de mídia varejista fora do site, ampliando o alcance dos anunciantes para canais de terceiros que não fazem parte da rede de mídia varejista proprietária.
“Desenvolvemos uma maneira para comerciantes e marcas trabalharem juntos para alcançar os consumidores certos, mantendo as informações do comprador privadas”, afirmou Renz.
Benefícios para o varejo
O Google forneceu mais detalhes em um post publicado no mesmo dia. “Também estamos entusiasmados em nos associar à varejista de melhorias para casa Lowe’s como um de nossos primeiros parceiros beta”, escreveu Ewan Fisher, gerente de projeto do SA360 no Google.
“A Lowe’s está lançando sua primeira oferta de mídia varejista fora do site no inventário de pesquisa e compras do Google, usando um modelo de serviço gerenciado hoje e se associando ao SA360 na jornada rumo a opções de autoatendimento para seus parceiros de marca no futuro.”
Fisher descreveu como será a experiência para os compradores. Ao fazer isso, ele enfatizou que os dados dos varejistas não serão compartilhados no processo. “Com o autoatendimento, os varejistas poderão compartilhar seletivamente públicos de primeira parte com seus parceiros de marca de forma centrada na privacidade, sem expor dados de nível de usuário”, explicou Fisher. “Isso permite que as marcas alcancem compradores com alta intenção com anúncios relevantes, aumentando o desempenho enquanto respeitam a privacidade do consumidor.”
Os anúncios que os compradores veem os levarão a uma página de detalhes do produto no site do varejista, onde os produtos podem ser adquiridos.
Ambições de mídia varejista do Google
Embora a versão beta esteja atualmente fechada, Fisher indicou que o Google está procurando outros varejistas para participar. Além disso, ele observou que o Google adicionará suporte para novos tipos de campanhas.
“No futuro, estaremos apoiando tipos adicionais de campanha para mídia varejista fora do site, incluindo campanhas da Microsoft”, escreveu. “Também construiremos mais recursos de mídia varejista exclusivos para o SA360, a fim de impulsionar um desempenho ainda maior.”