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Getir e Gorillas demitem funcionários e entrega rápida ganha impasse

Por: Lucas Kina

Jornalista e repórter do E-Commerce Brasil

Os temores de uma recessão iminente estão forçando as empresas de entrega rápida de alimentos a frear o crescimento. Esta semana, dois dos maiores aplicativos de supermercado instantâneo, Getir e Gorillas, anunciaram decisões para demitir centenas de funcionários. Outra empresa, a Zapp, disse que está propondo redundâncias em sua equipe do Reino Unido.

A Getir disse à equipe na quarta-feira que planeja reduzir seu número global de funcionários em 14%. A empresa turca emprega mais de 6.000 pessoas em todo o mundo, de acordo com o LinkedIn.

“Com o coração pesado, hoje compartilhamos com nossa equipe a triste e difícil decisão de reduzir o tamanho de nossa organização global. Também diminuiremos os gastos com investimentos em marketing, promoções e expansão”, disse a empresa em comunicado por e-mail.

A Gorillas disse na terça-feira que estava tomando a “decisão extremamente difícil” de demitir cerca de 300 de seus funcionários, citando a necessidade de alcançar lucratividade no longo prazo.

A empresa com sede em Berlim também está avaliando uma possível saída da Itália, Espanha, Dinamarca e Bélgica, entre outras “opções estratégicas”, à medida que muda o foco para mercados mais lucrativos, como EUA, Reino Unido e Alemanha.

“Essas são medidas necessárias que ajudarão a Gorillas a se tornar um negócio mais forte e lucrativo, com foco apurado em seus clientes e sua marca”, disse a Gorillas em comunicado . De acordo com um relatório da Sifted , a Gorillas tem lutado para obter financiamento adicional. A empresa não estava imediatamente disponível para comentários quando contatada pela CNBC.

Entrega rápida: cenário

Getir e Gorillas levantaram US$ 1,8 bilhão e US$ 1,3 bilhão até o momento, respectivamente. A Getir obteve uma avaliação de US$ 12 bilhões em março, enquanto a Gorillas foi avaliada pela última vez em US$ 3 bilhões. Ambas as empresas queimaram quantias significativas de caixa para expandir nos EUA

A startup de supermercados com sede em Londres, Zapp, confirmou na quarta-feira relatos de que está considerando demitir até 10% da equipe. Uma decisão final ainda não foi tomada, pois uma consulta está em andamento com os funcionários da empresa no Reino Unido.

“O atual clima macroeconômico tornou-se incrivelmente desafiador, com muito pouca visibilidade de quando as coisas vão melhorar. Essa incerteza está fazendo com que os investidores reduzam consideravelmente seu apetite ao risco, favorecendo a lucratividade sobre o crescimento”, disse um porta-voz da empresa.

“Como uma expansão apoiada por empreendimentos que precisará arrecadar fundos novamente no futuro, precisamos ajustar nosso plano de negócios para reduzir custos e acelerar nosso caminho para a lucratividade.”

A Zapp levantou US$ 200 milhões em uma rodada de financiamento em janeiro . O investimento foi apoiado pelo piloto de Fórmula 1 Lewis Hamilton.

Empresas de entrega rápida como Getir e Gorillas experimentaram um crescimento sísmico durante a pandemia de coronavírus. Operando a partir de pequenos armazéns conhecidos como “lojas escuras”, esses serviços prometem entregar itens nas portas dos compradores em menos de 10 minutos.

A recente série de demissões no setor de entrega rápida destaca uma mudança mais ampla no sentimento dos investidores em relação às empresas de tecnologia de alto crescimento, muitas das quais tomaram medidas para reduzir custos recentemente em meio a uma forte queda nos mercados de ações globais. No início desta semana, a empresa compre agora, pague depois, Klarna, disse que demitiria cerca de 10% da equipe após relatos de que a empresa estava buscando uma nova rodada de financiamento que reduziria sua avaliação em um terço.

Os serviços de entrega instantânea de supermercados há muito enfrentam questões sobre a viabilidade de seus modelos de negócios, que tendem a vender produtos essenciais a preços mais altos para os supermercados, enquanto contam com descontos generosos para atrair novos usuários. Agora, com as restrições do Covid desaparecendo em grande parte em todo o mundo e os preços em alta, o futuro está se tornando incerto para o espaço.

Em março, a Gopuff disse que cortaria cerca de 3% de sua força de trabalho global como parte de um plano de reestruturação.

Enquanto isso, as startups de Nova York Fridge No More e Buyk – que levantaram dinheiro de investidores russos – encerraram suas operações depois de enfrentar problemas com a arrecadação de fundos após a invasão da Ucrânia pela Rússia.

“As empresas de entrega rápida de supermercado vivem e morrem com base na quantidade de capital que levantam”, disse Brittain Ladd, consultora de comércio eletrônico, à CNBC.

“O problema com players como Getir e Gorillas é que eles são empresas de truques”, acrescentou, referindo-se à promessa das plataformas de prazos de entrega de 10 minutos.

O CEO da Getir disse anteriormente que sua empresa “democratizou o direito à preguiça”.

As plataformas de entrega de alimentos e mantimentos sob demanda já passaram por uma consolidação considerável no ano passado, com a Getir comprando a startup britânica Weezy, a Delivery Hero da Alemanha adquirindo uma participação majoritária na empresa espanhola de entrega de alimentos Glovo e a DoorDash adquirindo a Wolt da Finlândia.

No início deste mês, o serviço de mercearia Jiffy, com sede em Londres, disse que deixaria de fazer entregas e, em vez disso, mudaria seu foco para a coleta de supermercado pessoalmente, em uma tentativa de convencer os investidores de que pode obter lucratividade. Desde então, a empresa anunciou planos de retomar as entregas por meio de um acordo com a Zapp.

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Fonte: CNBC