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Fraudes em publicidade digital atingem cada vez mais lojistas e já chegam ao Brasil

Por: Alice Wakai

Jornalista, atuou como repórter no interior de São Paulo, redatora na Wirecard, editora do Portal E-Commerce Brasil e copywriter na HostGator. Atualmente é Analista de Marketing Sênior na B2W Marketplace.

A indústria da fraude em propagandas de internet está de vento em popa, para preocupação dos lojistas online. Segundo estudo da Associação Nacional de Anunciantes dos Estados Unidos e a White Ops, empresa especializada em fraudes eletrônicas, o número crimes cometidos em anúncios permaneceu igual entre 2014 e 2015.

Mesmo assim, as perdas com ataques feitos por robôs só cresceram. Em 2015, o levantamento – chamado “Fraude em anúncios digitais” (na tradução literal) – previa uma perda de cerca de US$ 6,3 bilhões (R$ 20,6 bilhões).

Agora, em 2016, a expectativa é que o rombo para os lojistas chegue na casa dos US$ 7,2 bilhões (R$ 23,6 bilhões).

Uma das explicações para os preocupantes números é a diversidade de plataformas nas quais os robôs responsáveis pelas fraudes podem agir. Hoje, eles atuam também em smartphones desprotegidos e até vídeos.

Não à toa, a maior parte dos problemas corre o risco de acontecer na mídia programática, exatamente a que entra nesses aparelhos. Um outro estudo, realizado pelos mesmos dois órgãos, mostrou que o inventário de programática, particularmente os de marketplace, são as principais vítimas dos robôs.

De acordo com o levantamento, 8,3% de todas as impressões de publicidade programática eram fraudulentas, contra 2,4% das impressões sem intermediárias.

No Brasil, a prática tem ganhado adeptos até na concorrência. Segundo o E-Commerce Brasil apurou, no mercado nacional os robôs começaram a ser instalados pelos próprios lojistas.