A indústria da fraude em propagandas de internet está de vento em popa, para preocupação dos lojistas online. Segundo estudo da Associação Nacional de Anunciantes dos Estados Unidos e a White Ops, empresa especializada em fraudes eletrônicas, o número crimes cometidos em anúncios permaneceu igual entre 2014 e 2015.
Mesmo assim, as perdas com ataques feitos por robôs só cresceram. Em 2015, o levantamento – chamado “Fraude em anúncios digitais” (na tradução literal) – previa uma perda de cerca de US$ 6,3 bilhões (R$ 20,6 bilhões).
Agora, em 2016, a expectativa é que o rombo para os lojistas chegue na casa dos US$ 7,2 bilhões (R$ 23,6 bilhões).
Uma das explicações para os preocupantes números é a diversidade de plataformas nas quais os robôs responsáveis pelas fraudes podem agir. Hoje, eles atuam também em smartphones desprotegidos e até vídeos.
Não à toa, a maior parte dos problemas corre o risco de acontecer na mídia programática, exatamente a que entra nesses aparelhos. Um outro estudo, realizado pelos mesmos dois órgãos, mostrou que o inventário de programática, particularmente os de marketplace, são as principais vítimas dos robôs.
De acordo com o levantamento, 8,3% de todas as impressões de publicidade programática eram fraudulentas, contra 2,4% das impressões sem intermediárias.
No Brasil, a prática tem ganhado adeptos até na concorrência. Segundo o E-Commerce Brasil apurou, no mercado nacional os robôs começaram a ser instalados pelos próprios lojistas.