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Francis: inovação digital e melhoria contínua

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

A Francis, reconhecida marca brasileira de produtos para a pele, deu um passo significativo em sua jornada digital. A empresa que possui a missão clara de elevar a vida dos brasileiros através da perfumação, enfrentou o desafio de elevar a eficácia de sua loja virtual.

O projeto de evolução da loja virtual foi liderado pela FRN³, empresa especialista em serviços de e-commerce. Para isso, foi realizado um diagnóstico do comportamento do usuário, utilizando ferramentas como mapa de calor, mapa de scroll e mapa de cliques, a fim de compreender melhor as necessidades dos consumidores e melhorar a experiência de compra. 

Uma das estratégias adotadas pela FRN³ foi a criação de squads dedicadas, compostas por profissionais com diversas competências, que atuaram como impulsionadores dos projetos de evolução do e-commerce. Essas squads, funcionando como núcleos de inovação, trouxeram maior rapidez na resolução de problemas, fluidez nas otimizações e aumento na taxa de conversão e nas vendas, permitindo que a Francis focasse mais no core business.

A análise de usabilidade realizada resultou em um conjunto de táticas e diretrizes que melhoraram o User Experience (UX) e o fluxo geral do usuário no site. Algumas das atividades realizadas para alcançar esse objetivo foram as entrevistas com clientes, estudos sobre o código usado no desenvolvimento da loja, análise de arquitetura e infraestrutura do site e criação das primeiras sprints de evolução. 

Além disso, a FRN³ colocou o CRM como um dos pilares, com isso os benefícios se tornaram evidentes em várias áreas-chave, resultando em uma melhoria significativa na conversão. O novo CRM transformou a forma como o cliente é abordado. 

 Personalização: a FRN³ empregou o CRM para compreender as preferências e necessidades da Francis, personalizando o atendimento e aumentando a probabilidade de conversão.

– Eficiência operacional: processos foram automatizados para a Francis, garantindo eficiência e aproveitamento de todas as oportunidades de venda.

– Comunicação aprimorada: a comunicação com a Francis foi centralizada, assegurando mensagens consistentes e fortalecendo o relacionamento.

– Decisões estratégicas: dados do CRM foram analisados para oferecer à Francis soluções baseadas em suas tendências de comportamento e preferências.

– Relacionamento de longo prazo: a utilização do CRM visou construir um relacionamento duradouro entre clientes e Francis, aumentando sua satisfação e lealdade.

Francis, home do site de e-commerce
Imagem: reprodução

A aplicação destas destas estratégias de CRM, visavam o foco na satisfação a longo prazo, com o objetivo de aumentar a conversão. E os resultados do projeto foram não demoraram a aparecer:

– O carrossel de banners obteve um alto nível de cliques;

– O nível de interação do usuário na página subiu consideravelmente. Analisando o novo mapa de calor, 100% das impressões foram validadas na área onde o banner foi aplicado;

– As páginas internas do site tiveram um número significativo de entradas diretas, indicando a eficiência das melhorias implementadas;

– Dados extraídos da ferramenta de disparo de e-mail da empresa mostraram que a taxa de abertura de e-mails triplicou, além de um alto número de cliques.

– Com campanhas de e-mail marketing a loja chega a vender 830% a mais, já chegando a incríveis 1.300% em determinadas campanhas.

“O trabalho de evolução de uma loja contempla o suporte para eventuais problemas e dúvidas com a plataforma, a sustentação de um lançamento para evitar possíveis quedas e o desenvolvimento de novas funcionalidades no e-commerce”, disse Filipe Chuster co-fundador e CCO da FRN³. “Aqui, cada lojista tem a possibilidade de seguir com a FRN³ para operar o seu roadmap de novas versões e garantir que cada novo passo seja dado de forma segura” – completou.

Com a evolução do e-commerce, a Francis reafirma seu compromisso com a inovação e a melhoria contínua, proporcionando aos seus clientes uma experiência de compra ainda mais agradável e satisfatória.