Logo E-Commerce Brasil

Fórum ECBR 2023: personalizando anúncios a partir da inteligência de dados, segundo Sergio Lopes 

Por: Helena Canhoni

Jornalista

Bacharel em Comunicação Social pela ESPM. Experiência em tráfego pago, cobertura de eventos, planejamento de marketing e mídias sociais.

Abordando a relevância de dados first party, obsessão pelo cliente e como obter valor a partir da personalização, o diretor levantou um ponto essencial: como as empresas compilam o montante de dados disponíveis e oferecem um anúncio personalizado ao consumidor? 

Sergio Lopes dos Santos palestrando no Fórum E-Commerce Brasil 2023
Imagem: Sergio Lopes dos Santos palestrando no Fórum E-Commerce Brasil 2023

“Tudo começa com dados, tudo começa com entender de cliente”, ele pontuou.

Segundo Santos, os dados são o motor de conversão, é preciso compreender a audiência e  para isso três valores são necessários: visão unificada dos dados, democratização das informações e agilidade

Explicando mais a fundo, a visão unificada dos dados significa que todos da empresa estão olhando para as mesmas informações. Além disso, é preciso que todos falem a mesma língua, a linguagem entre todos deve ser a mesma, possibilitando a democratização das informações. E, por fim, a agilidade na criação de um data lake (um repositório para os dados) que seja o mais eficiente e de menor custo possível. 

Uma revolução silenciosa

Sergio ressalta ainda que a criação de audiência com dados first party é uma oportunidade extremamente significativa para os varejistas.

Com a aproximação do fim dos cookies, empresas que compram bases de dados com informações de seus clientes e a partir disso desenvolvem sua segmentação, podem passar por dificuldades sem o acesso às pegadas de navegação dos consumidores. 

Os varejistas possuem os dados de seus clientes em primeira mão. Portanto, ao invés do investimento ser destinado aos cookies de interesse geral, de acordo com o diretor, as companhias devem focar em se especializar em IDs de interesse únicos, tornando-se especialistas em áreas específicas, como a saúde no caso da RaiaDrogasil. 

Desenvolvendo uma CDP

Uma CDP é uma plataforma de dados dos clientes, ou seja, é uma banco de dados unificado que fornece um perfil único do cliente. Santos, questionou: considerando todos os diferentes canais de cadastro, como é possível unificar todas as informações e obter uma visão singular do consumidor? 

O desenvolvimento de uma CDP é solução para oferecer uma experiência personalizada ao cliente, independente da maneira como o cliente acessa o site da empresa.

De forma prática, “o cliente dá sinais, dicas de quem ele é. É necessário que a empresa junte tudo isso e ofereça as ofertas personalizadas”, completa o executivo.