O Facebook está prestes a mudar mais uma vez a forma como o usuário visualiza as novidades em sua linha do tempo. Mas não se trata de uma reformulação visual e sim nos algoritmos do que é exibido em sua tela inicial. Segundo a rede social, a partir deste mês de abril as publicações de seus amigos terão um peso bem maior do que as páginas que cada um acompanha.
Em uma publicação em seu blog, a empresa explicou que as novidades propostas surgiram em resposta às solicitações dos próprios usuários, que diziam preferir ver as atualizações de pessoas conhecidas do que conteúdo institucional de perfis de empresas e coisas do gênero. Diante disso, o Facebook procurou entender como as pessoas usam o feed de notícias e trouxe três grandes alterações dentro do que já existia anteriormente.
Segundo a companhia, a primeira medida foi aumentar a experiência de quem não tem muito conteúdo para visualizar em sua tela inicial, diminuindo as restrições que impediam que as publicações de uma mesma pessoa ou página fossem exibidas sequencialmente. Isso não quer dizer, porém, que as pessoas serão inundadas com postagens de uma única fonte, mas que pode haver uma repetição caso a rede social ache necessário.
Já para quem possui muitos contato, o Facebook vai priorizar a exibição de conteúdo de amigos e pessoas que o usuário considere importantes. Assim, vídeos, fotos, textos e até mesmo links compartilhados por esses indivíduos serão colocados em destaque dentro do feed de notícias para que nada passe despercebido em meio ao mar de informações que é constantemente exibido no Feed de Notícias.
De acordo com a companhia, a ideia é criar um equilíbrio naquilo que o usuário vê. Ela quer priorizar aquilo que as pessoas publicam, mas também vai continuar exibindo as postagens de páginas seja para o usuário acompanhar as notícias ou mesmo para interagir com algum perfil de seu interesse. O que muda é a proporção entre eles e o posicionamento no feed.
Por fim, o usuário já pode dar adeus às postagens aleatórias que apareciam na linha do tempo só porque um amigo comentou ou curtiu aquilo. Embora esse recurso irritante não tenha sido eliminado como deveria, o Facebook disse que ele vai se tornar cada vez menos frequente pelo simples fato de que ninguém gostava daquilo.
O curioso disso tudo é que essas mudanças não serão uniformes e vão variar de acordo com a forma como cada um interage com o que é exibido. Como explicado no blog, o impacto dessa redistribuição vai depender da audiência e das atividades de cada pessoa dentro da rede social.
Fonte: Canal Tech