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Facebook gera $1.95 bilhão de dólares em anúncios mobile

Por: Alice Wakai

Jornalista, atuou como repórter no interior de São Paulo, redatora na Wirecard, editora do Portal E-Commerce Brasil e copywriter na HostGator. Atualmente é Analista de Marketing Sênior na B2W Marketplace.

Com um aumento de 121% comparado ao mesmo período de 2013 o Mobile está crescendo em importância para a rede social, que já possui 456 milhões de consumidores e aproximadamente 34% dos usuários acessando a rede social apenas através do aplicativo mobile ou de sua versão móvel do site.

Anunciantes gastaram $ 1.95 bilhões em propaganda mobile no Facebook no terceiro trimestre, o que representa 66% do total da receita com anúncios durante o trimestre, segundo anunciado pelo Facebook. Os números impressionantes do mobile ajudaram a rede social a alavancar sua receita aproximadamente em 65% durante o trimestre comparado ao mesmo período do ano passado. A rede social está crescendo focada nos consumidores mobile que ao mesmo tempo aumentam suas interações nas redes sociais.

Os resultados do Facebook acompanham uma pesquisa que sugere que a rede social está crecentemente adquirindo marcas para pagar o alcance aos usuários do Facebook. A pesquisa que foi baseada em dados de centenas de clientes da Adobe Systems mostrou que a porcentagem de consumidores que vêem um post típico do Facebook é metade do número de consumidores que viram a postagem no ano passado. Reconhecendo que a comunicação gratuita/livre no Facebook está cada vez mais difícil, os profissionais de marketing estão pagando para impulsionar a visibilidade de certos posts, a pesquisa mostrou que as impressões pagas no Facebook saltaram 5% em relação ao ano anterior.

A partir do final de Setembro, o Facebook divulgou:

– $3.203 bilhões é a receita total durante o trimestre, um aumento de 58.9% em relação aos $2.016 bilhões de dólares do mesmo período de 2013
– $ 2.957 bilhões em receitas de anúncio, aproximadamente 66% comparado a $1.798 bilhões de dólares no ano passado
– A receita proveniente de anúncios mobile representa aproximadamente 66% de toda a receita de anúncios durante o trimestre, mais de 49% em relação ao último ano. Isso indica que essa receita que era de aproximadamente $1.952 bilhões durante o trimestre teve um crescimento de 121.6% comparado a $881 milhões de dólares no ano passado
– $2.22 é a média de receita com anúncios por usuário da web no terceiro trimestre, aumento de 45.1% em relação a $1.53 no ano passado. O Facebook calcula a média de receita por usuário como sua receita total durante o período dado, dividido pela média mensal de usuário ativos no começo e no final do período, por isso a receita média por usuário não é igual à receita dividido pelo número de seus usuários ativos.
– $6.64 em receita média de anúncio por usuário nos Estados Unidos e Canadá (um aumento de 58.5% em relação a 2013)
– 864 milhões de usuários diários, um aumento de 18.7%
– 1.35 bilhões de usuários ativos mensais, um aumento de 13%
– Usuários ativos no mobile são 703 milhões  em Setembro 2014, um aumento de 38.7%
– Usuários ativos no mobile mensais eram 1.12 bilhões, um salto de 28.6%
– Desses usuários mensais ativos, 456 milhões só acessavam o Facebook através de aplicativos mobile ou versões móveis do seu website. Um aumento de 79.5%

Segundo o CEO e fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, o objetivo do Facebook é se tornar mais que apenas uma rede social. O Facebook já deu alguns passos nesse sentido ao lançar aplicativos independentes como o Messenger, ao adquirir o Instagram e o Whatsapp e ao desenvolver sua rede de audiência para a rede móvel.

“Ao longo de cinco anos nós tivemos um número de serviços que pensamos ser boas escolhas para alcançar 1 bilhão de pessoas”, diz Zuckerberg. “Messenger, WhatsApp, Instagram e Search são algumas delas… Eu não posso nem imaginar como outras empresas ou produtos têm múltiplas linhas de produto que estão no caminho de alcançar e conectar 1 bilhão que têm uma clara trajetória de como nós podemos converter isso em negócios”.

Fonte: Internet Retailer