A estratégia ganhos e perdas é uma ferramenta que se chama win-loss e se trata de uma análise muito útil para avaliar o desempenho de um e-commerce e auxiliar a entender por quais razões alguns clientes finalizam o processo de compra na loja virtual e outros não.
Entenda o que é e como funciona o win-loss online, qual a importância da ferramenta para o e-commerce e como implementá-la no dia a dia da empresa.
O que é win-loss?
O win-loss é uma metodologia de análise sobre perdas e ganhos de uma empresa em relação a oportunidades de negócio, que auxilia a entender os pontos fortes e fracos do e-commerce, além de identificar também as oportunidades de melhoria.
A análise win-loss envolve compreender as razões para a “vitória” e para a “derrota”. O win representa quando a empresa ganha uma oportunidade de negócio, ou seja, quando ela consegue vender um produto ou serviço para um cliente. E o loss, significa quando a empresa perde uma oportunidade de negócio.
Com essa análise, é possível compreender os principais motivos de tomada de decisão do cliente. A ferramenta avalia dados quantitativos, como taxa de oportunidades ganhas e também dados qualitativos, como o feedback dos clientes, auxiliando a estruturar de maneira mais eficaz as estratégias que a empresa adotará para converter possíveis clientes em consumidores reais e impulsionar as vendas.
Por que win-loss é importante para um site ou loja online?
O objetivo da ferramenta é entender as preferências, comportamentos e motivos de compra dos clientes, dessa forma o lojista pode tomar decisões mais coerentes para melhorar a performance do seu negócio online. Algumas razões para adotar a análise win-loss:
– Compreender o cliente;
– Otimizar a experiência do usuário;
– Melhorar a precificação e estratégia de produtos;
– Aprimorar estratégias de marketing;
– Aumentar a taxa de conversão.
Como implementar esta análise no e-commerce?
Antes de iniciar o processo de análise win-loss, é preciso ter em mente o que se deseja atingir com a ferramenta, quais são os objetivos e metas, para saber como melhorar as taxas de conversão e entender as preferências dos clientes.
A coleta de dados é outra etapa importante para registrar informações sobre vendas, registrar também dados sobre o cliente, como interação com o site, o tempo gasto, os produtos visualizados e qualquer comunicação com a equipe de suporte.
O feedback do cliente também é muito importante, por isso, procure realizar pesquisas de satisfação. Isso ajudará a identificar os pontos de melhoria para a loja virtual.
A criação de critérios de classificação também é essencial para estabelecer critérios para quando as vendas são bem sucedidas, como o caso do win, e para o processo de finalização de venda não concluída, como o loss.
Após a coleta de dados e critérios de classificação, analise os dados obtidos e identifique padrões e fatores que influenciam a tomada de decisão de compra dos clientes.
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Empresas de diferentes portes podem personalizar a análise win-loss de acordo com necessidades específicas e a well.commerce, plataforma de criação e personalização para e-commerces, pode auxiliar com as diferentes funcionalidades, desenvolvidas para que o site esteja preparado com possibilidades de vender muito mais.
Para saber mais, conheça a well.commerce e potencialize o sucesso da loja virtual!