De acordo com informações levantadas pelo portal Comex do Brasil, aproximadamente 18 mil empresários brasileiros viajaram para a China a fim de participar da Canton Fair, conforme indicado pelos registros de emissões de vistos de negócios na embaixada chinesa no Brasil. Quando analisados de forma isolada, esses dados possuem pouco peso estatístico; no entanto, ao observarmos o panorama anterior à crise do COVID, os números tornam-se impressionantes.
Em 2019, um novo levantamento realizado pelo mesmo portal revelou que 30 mil brasileiros estiveram na China para participar da Canton Fair. A uma primeira vista, pode-se inferir que o interesse dos empresários pela feira de Cantão não retornou ao seu auge, mas foi exatamente isso que ocorreu.
Ao adicionar um segundo dado à análise, observa-se também que, em 2019, estima-se que apenas 30% dos brasileiros que participaram da feira naquele ano efetuaram uma importação formal no período de 12 meses, conforme dados da Associação Brasileira de Comércio Exterior (AEB). Já em 2023, esse número aproximou-se de 50%, também segundo estimativas.
Isso indica que, mesmo com menor aderência dos empresários em viagens para a Canton Fair, a qualidade dos negócios realizados durante e após a viagem aumentou significativamente. Para aqueles que viajam acompanhados de programas e pacotes de viagens empresariais, isso significa que cada vez mais esse tipo de viagem tem se concentrado na realização de novos negócios.
Aos empresários que pretendem participar da Canton Fair em 2024, vale a pena o investimento em consultorias sérias voltadas exclusivamente ao transporte e à realização da viagem focada em negócios. Isso eleva a eficácia da viagem e transforma a experiência em algo exclusivamente voltado à realização de importações.