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5 dicas para se preparar para a Black Friday 2023

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Neste ano a Black Friday será realizada na sexta-feira, 24 de novembro e 75,6% dos brasileiros pretendem realizar compras nesta data que se tornou uma das mais importantes do ano para o varejo. Esses números mostram um crescimento de 32,2% em relação a 2022.

Segundo dados do Google, 50% dos brasileiros que pretendem realizar compras na data ainda não tem varejista, marca, produto ou modelo definido. Além disso, 91% vão utilizar canais online para obter informações sobre preços, descontos e produtos para escolher qual comprar.

A Black Friday de 2022 teve um saldo de mais de R$17 bilhões no varejo online com quase 36 milhões de pedidos realizados. O esperado para a Black 2023 é um aumento significativo nesses números. 

É importantíssimo que o e-commerce esteja preparado para essa data, por isso, a Vello separou 5 ideias de ações possíveis para acelerar ainda mais as vendas na Black Friday. 

Pessoa fazendo compras através do computador
Imagem: reprodução

5 ações para a Black Friday 2023

1. Comece antes

Antecipar o início das promoções é essencial para manter um fluxo constante durante o mês de novembro.

A sexta-feira de Black Friday sempre será o dia com maior pico de vendas, mas é o momento mais concorrido e muitas coisas podem dar errado.

Adote uma estratégia de Black November ou Black Week. Isso vai ajudar a vender bem o mês todo, antecipando os gastos do cliente e reduzindo a concorrência por atenção.

2. Aproveite a força de marca

Com custos muito mais altos, a empresa precisa aproveitar muito bem a audiência e reconhecimento de marca.

Não dá pra depender apenas de anúncios durante o mês da Black. Aproveitar todo o potencial da marca e audiência é crucial para a redução de custos de vendas.

Não tenha medo de abusar do e-mail marketing, WhatsApp, SMS e redes sociais. Lembre- se que o cliente estará recebendo milhares de ofertas a todo momento.

3. Prepare seu estoque

Certifique-se de que o estoque possa atender à demanda durante o mês de novembro.

Faça projeções com base em dados históricos e tendências de compra para evitar a falta de produtos essenciais.

Além disso, aproveite a data para vender o estoque antigo e que está sem giro há mais tempo do que o ideal.

4. Prepare as condições comerciais

Não é só desconto que os clientes buscam na Black. As condições comerciais também são incentivos importantes para a compra.

Condições de frete, parcelamento, brindes, cashbacks e kits são alguns exemplos de condições comerciais que funcionam muito bem para esse mês.

Esses incentivos ajudam na conversão e reduzem a necessidade de descontos agressivos em produtos com pouca margem ou nos produtos de lançamento.

5. Compra facilitada

É essencial garantir que o site esteja preparado para essa data. Uma boa experiência de compra faz toda diferença.

Na correria para aproveitar as ofertas imperdíveis, o cliente não pode encontrar no site uma barreira de compra ou ter uma má experiência com a sua loja.

“Um motivo pra comprar e um motivo para desistir.”

Não adianta dar todos os motivos para o cliente comprar, se ele tiver dificuldades para finalizar o pedido. Ele está a “um clique” do concorrente.
 

Com essas dicas o o e-commerce irá alcançar um novo patamar de vendas na Black Friday 2023. Quer acelerar ainda mais as vendas? Clique aqui para conhecer mais sobre a Vello Performance.