Neste ano a Black Friday será realizada na sexta-feira, 24 de novembro e 75,6% dos brasileiros pretendem realizar compras nesta data que se tornou uma das mais importantes do ano para o varejo. Esses números mostram um crescimento de 32,2% em relação a 2022.
Segundo dados do Google, 50% dos brasileiros que pretendem realizar compras na data ainda não tem varejista, marca, produto ou modelo definido. Além disso, 91% vão utilizar canais online para obter informações sobre preços, descontos e produtos para escolher qual comprar.
A Black Friday de 2022 teve um saldo de mais de R$17 bilhões no varejo online com quase 36 milhões de pedidos realizados. O esperado para a Black 2023 é um aumento significativo nesses números.
É importantíssimo que o e-commerce esteja preparado para essa data, por isso, a Vello separou 5 ideias de ações possíveis para acelerar ainda mais as vendas na Black Friday.
5 ações para a Black Friday 2023
1. Comece antes
Antecipar o início das promoções é essencial para manter um fluxo constante durante o mês de novembro.
A sexta-feira de Black Friday sempre será o dia com maior pico de vendas, mas é o momento mais concorrido e muitas coisas podem dar errado.
Adote uma estratégia de Black November ou Black Week. Isso vai ajudar a vender bem o mês todo, antecipando os gastos do cliente e reduzindo a concorrência por atenção.
2. Aproveite a força de marca
Com custos muito mais altos, a empresa precisa aproveitar muito bem a audiência e reconhecimento de marca.
Não dá pra depender apenas de anúncios durante o mês da Black. Aproveitar todo o potencial da marca e audiência é crucial para a redução de custos de vendas.
Não tenha medo de abusar do e-mail marketing, WhatsApp, SMS e redes sociais. Lembre- se que o cliente estará recebendo milhares de ofertas a todo momento.
3. Prepare seu estoque
Certifique-se de que o estoque possa atender à demanda durante o mês de novembro.
Faça projeções com base em dados históricos e tendências de compra para evitar a falta de produtos essenciais.
Além disso, aproveite a data para vender o estoque antigo e que está sem giro há mais tempo do que o ideal.
4. Prepare as condições comerciais
Não é só desconto que os clientes buscam na Black. As condições comerciais também são incentivos importantes para a compra.
Condições de frete, parcelamento, brindes, cashbacks e kits são alguns exemplos de condições comerciais que funcionam muito bem para esse mês.
Esses incentivos ajudam na conversão e reduzem a necessidade de descontos agressivos em produtos com pouca margem ou nos produtos de lançamento.
5. Compra facilitada
É essencial garantir que o site esteja preparado para essa data. Uma boa experiência de compra faz toda diferença.
Na correria para aproveitar as ofertas imperdíveis, o cliente não pode encontrar no site uma barreira de compra ou ter uma má experiência com a sua loja.
“Um motivo pra comprar e um motivo para desistir.”
Não adianta dar todos os motivos para o cliente comprar, se ele tiver dificuldades para finalizar o pedido. Ele está a “um clique” do concorrente.
Com essas dicas o o e-commerce irá alcançar um novo patamar de vendas na Black Friday 2023. Quer acelerar ainda mais as vendas? Clique aqui para conhecer mais sobre a Vello Performance.