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Dia dos Namorados 2023: dicas para preparar o e-commerce para a data comemorativa

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Criado em 1949 para aquecer o comércio no mês de junho, o Dia dos Namorados já se consolidou como uma das datas mais importantes para as vendas no comércio eletrônico. Hoje, as lojas virtuais precisam se preparar para aproveitar a data e alavancar as vendas. 

Em 2022, o faturamento do varejo no Dia dos Namorados foi de R$6,5 bilhões, segundo um relatório divulgado pela All In, Clear Sale, Neotrust e outras. Só no comércio eletrônico, a data provocou um aumento de 9,8%, alcançando o valor de R$15,4 milhões em compras feitas através de canais online. 

“Mais do que alavancar as vendas, o aumento da procura por produtos na internet pode ser uma oportunidade de fidelizar clientes, aumentar o alcance da loja e melhorar a imagem da marca”, destaca Lucas Colette, CEO da Yampi, empresa especializada em soluções para loja virtual e Checkout Transparente.

Confira estratégias para o Dia dos Namorados:

Cupons de desconto

cuponagem é uma boa estratégia para aumentar as vendas em datas comemorativas. 

É possível utilizar essa ferramenta para conquistar novos clientes com ofertas de primeira compra, fidelizar consumidores recorrentes e atingir novos públicos com a combinação da cuponagem com o marketing de influência. 

Na Yampi, plataforma para criação de loja virtual, é possível criar cupons de desconto personalizados para a data, como “namorados10” para dar 10% de desconto, por exemplo. 

Posicionamento de marca

Junho também é o mês do Orgulho LGBTQIA+, comemorado no dia 28. Uma estratégia para melhorar o posicionamento da marca é unir as duas datas em uma campanha de marketing afirmativa. 

Segundo uma pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), 62% dos brasileiros já deixaram de comprar de marcas que violam direitos e fazem discriminações de qualquer tipo. 

Portanto, trabalhar esse tema em redes sociais e na própria loja virtual é uma oportunidade de mostrar ao público-alvo que a empresa respeita as diferenças, o que aproxima a marca das pessoas e gera maior conexão. 

Landing page personalizada

Com taxas de conversão maiores do que outras páginas da loja virtual, as landing pages são uma estratégia essencial para o Dia dos Namorados. São elas que direcionam o cliente para a loja virtual e permitem destacar produtos e serviços. 

Uma boa ideia para a data comemorativa é a criação de landing pages com alguns produtos de destaque. Com o Checkout Transparente da Yampi, inclusive, é possível garantir a venda ali mesmo ao integrar a solução à página. Assim, o cliente finaliza o pedido e efetua o pagamento sem precisar ir até outra página. 

Experiência do cliente

O Dia dos Namorados é uma excelente oportunidade de encantar os clientes e melhorar a experiência de compra na loja virtual. Um relatório da CX Trends revelou que 83% dos consumidores que têm uma boa experiência fazem questão de elogiar os amigos e familiares. 

Isso significa que a experiência do cliente é o segredo para conquistar provas sociais verdadeiras. Portanto, antes do Dia dos Namorados, é interessante verificar como anda a navegação do site, se está fácil e intuitiva, se o checkout não tem ruídos e se todas as formas de pagamento estão disponíveis. 

O foco na experiência do cliente também envolve a entrega e os produtos: embalagens e frete são dois aspectos levados em consideração pelos consumidores na hora de presentear alguém. 

Soluções da Yampi 

Para melhorar as vendas em datas comemorativas, é importante garantir que a loja virtual esteja em uma plataforma que permite a personalização para ocasiões sazonais. A Yampi, empresa que oferece plataforma para criação de lojas virtuais e o Checkout Transparente líder em vendas no Brasil, é uma das opções. 

Com seis temas personalizáveis e versáteis, a Loja Virtual da Yampi pode ser adaptada para diferentes ocasiões. É possível, por exemplo, destacar produtos, criar botões persuasivos e utilizar provas sociais para aumentar as vendas em períodos de grande demanda. 

“Na Yampi, além de criar uma loja virtual de alta conversão, os lojistas podem contar com o nosso Checkout Transparente, que pode ser integrado também em landing pages criadas para o Dia dos Namorados, por exemplo”, destaca Colette. 

Saiba mais sobre a Loja Virtual e o Checkout Transparente da Yampi.