Logo E-Commerce Brasil

Dia do Consumidor: como fazer a diferença para os e-commerces brasileiros?

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

O dia do consumidor, celebrado no dia 15, permite ao mercado proporcionar uma série de promoções e gera disputas pela atenção dos clientes. No entanto, este período também abre espaço para o debate sobre tendências e transformações do setor varejista, como  o crescimento do varejo online brasileiro e o uso dos programas que oferecem valor agregado para melhorar a experiência do cliente. Só em 2024, a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) prevê que o país ultrapassará a marca dos R$ 200 bilhões em faturamento no e-commerce, representando um aumento de 10% em relação ao ano anterior.

No Brasil, já faz parte do cotidiano do cliente na hora da compra buscar por descontos e promoções em diversas áreas do comércio, que vão desde farmácias a vestuários e eletrônicos. Assim, as empresas devem firmar parcerias que ofereçam valor agregado aos seus clientes, proporcionando uma experiência agradável na qual possam aproveitar facilmente as vantagens dos programas de cashback, por exemplo.

“Não se trata apenas de um cadastro. É preciso conhecer o cliente para conquistá-lo. Com o programa de cashback da Tenerity, o Compra & Volta, oferecemos diversas vantagens para os consumidores, especialmente em períodos de inflação elevada, já que garantimos a economia nas compras, diferenciação no mercado, além do incentivo ao consumo. Dessa forma o comprador saberá que sempre terá parte do valor gasto de volta”, explica Eduardo Esparza, VP general manager da Tenerity na Iberia e no Brasil, empresa especialista em engajamento que aumenta o valor do relacionamento entre os varejistas e seus clientes.

Compra e volta

Sobre este tema, uma das experiências práticas da Tenerity no Brasil é o programa “Compra e Volta”, que tem alcançado resultados positivos no varejo brasileiro. Ele é um dos exemplos utilizados por Eduardo Esparza para demonstrar a receptividade do setor e a adesão dos consumidores a esta forma de compra no país.

“Temos uma ótima experiência no país relacionada aos programas de cashback. Os usuários contam com uma experiência de compra mais gratificante com o Compra e Volta e garantem maior flexibilidade no orçamento. Ofertamos um ciclo positivo de gastos e economia, com as mais de 350 marcas parceiras. A nossa perspectiva é que o crescimento se mantenha positivo em 2024, acompanhando a própria expansão do e-commerce brasileiro”, comenta Esparza.

Dentre os segmentos que mais crescem em participação de marcas estão os setores de saúde e beleza, eletrônicos e moda. Em relação aos consumidores, eles têm buscado cada vez mais produtos ofertados nos setores de eletrônicos, viagens e lazer.

Cenário brasileiro

Ainda em 2024, conforme dados da ABComm, o ticket médio das compras online no Brasil deve aumentar 4,5%, chegando a R$ 492,38, e o número de pedidos se aproximará dos 415 mil (crescimento de 5%). Tudo isso acompanhando o salto de compradores, que passou de 87,8 milhões em 2023 e alcançou 92,19 milhões em 2024.

Neste contexto, o executivo afirma que o Brasil possui um cenário propício para os investimentos no setor. “É preciso investir em abordagens que possam se destacar em meio a concorrência. Estamos falando de um setor extremamente dinâmico e mutável. Atuamos para que o cliente tome decisões mais assertivas e planeje sua jornada de compra, maximizando as oportunidades de cashback e valorizando cada vez mais este benefício na hora da compra. A atenção dos consumidores é um dos itens mais valiosos durante esse processo”, detalha o VP.