É muito caro adquirir clientes. A qualquer momento. Por um tempo, os fabricantes Direct-to-Consumidor (D2C) usaram as mídias sociais para atrair novos clientes. Facebook, Instagram e, mais recentemente, Tik Tok deram à maioria dos varejistas D2C um número adequado de novos clientes. As coisas mudaram.
Muitas dessas plataformas de mídia social não produzem mais um número suficiente de novos clientes neste período pós-pandemia. A Sra. Polly Wong, CEO da agência de marketing D2C Belardi Wong, me disse que os clientes agora geralmente preferem entrar nas lojas novamente para fazer compras. Sua atitude mudou sobre a seleção de mercadorias on-line. Isso está levando muitas empresas de D2C a mudar suas atitudes também. Aqui estão alguns exemplos das mudanças que ela vê no presente.
- A Allbirds anunciou recentemente que seus tênis já estão disponíveis em 14 Nordstrom lojas. Sem dúvida, o número aumentará se o negócio for bom o suficiente para garantir essa expansão. Isso dá à Allbirds uma nova janela sobre como comercializar seus tênis.
- Panelas com alcaravia já estão disponíveis na Amazon. Essa é outra maneira para esse varejista D2C vender sua mercadoria para uma base de clientes estendida. O serviço de entrega rápida da Amazon garante aos clientes o atendimento rápido de seus pedidos e a Caraway está construindo uma nova base de clientes no processo.
- Também discutimos Warby Parker; seus óculos que agora são vendidos em mais de 160 lojas nos EUA. A empresa começou em 2010 como varejista D2C, mas adicionou lojas desde que os clientes gostaram de seu serviço personalizado. Talvez a Warby Parker adicione aparelhos auditivos ao seu sortimento contratando audiologistas. Isso aumentaria novamente o tráfego e provavelmente aumentaria os negócios.
O mailing sempre foi um dos pilares das empresas D2C. Ultimamente, ele teve que competir com as solicitações eleitorais e não recebe toda a atenção que deveria receber, ou que os varejistas da D2C esperavam que recebesse. No entanto, muitos acham que haverá um interesse renovado na mala direta como ferramenta de marketing, à medida que as plataformas sociais se sobrepõem.
Muitos consumidores notaram que algumas de suas marcas favoritas da D2C agora são cada vez mais encontradas fora do site de suas empresas e, de acordo com Polly Wong, os negócios on-line diminuíram drasticamente. O comportamento do consumidor mudou e uma nova tendência foi estabelecida. As empresas perderam terreno após desfrutarem de ganhos durante a pandemia. Como resultado, o desenvolvimento de novos canais para a aquisição de clientes é importante.
A aquisição de clientes e as novas vendas que eles podem gerar serão mais difíceis de capturar, pois enfrentamos uma provável recessão no final deste ano. É provável que os consumidores reduzam seus gastos para permanecer dentro de seus orçamentos. Enquanto o governo tenta conter uma recessão, a maioria dos varejistas fala em se preparar para tal evento. É provável que cubra os dois primeiros trimestres de 2023 e interrompa temporariamente os hábitos de compra dos consumidores novamente.
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Fonte: Forbes