Com mais de 18 anos de experiência em gestão de e-commerce, nascido no começo da geração Y, a chamada geração do Milênio, Rodrigo Rio exerce hoje a função de E-commerce Manager da Philips do Brasil. No Fórum Indústria Digital ele chamou a atenção para a importância das indústrias conhecerem as gerações que são e serão consumidoras de seus produtos.
“Nas indústrias sempre surgem a pergunta, ‘eu devo vender direto pro consumidor ou não?’. Será esse o mindset digital que a gente tem que ter?”, questiona o executivo.
Na visão de Rio, sempre surgem questionamentos como “Será que vou ter conflito com meu varejista?” e “Como me posiciono diante disso?”
A resposta dele é para que as indústrias se posicionem, sim, sobre o assunto.
“Nós do D2C que tocamos o e-commerce dentro de uma indústria, somos o grande laboratório. D2C é o nosso grande big data, onde a gente realmente conhece os nossos consumidores”, explica.
Na visão de Rio, os jovens hoje já nascem tendo familiaridades com tecnologias e sabendo facilmente mexer nos mais diversos gadgets. Portanto, as empresas precisam estar preparadas para esses consumidores.
Indústrias em busca de consumidores
Rodrigo Rio afirma que é importante se atentar ao que o seu concorrente está fazendo no digital. E o sentido dessa afirmação não é copiar o cliente, mas ver o que ele está fazendo para enxergar além disso. “Se a gente está atrás do que o cliente está fazendo, é preciso tentar ser igual para depois melhorar. Isso é melhoria contínua”, afirma o executivo.
Diferentes gerações
“Eu estou aqui na geração Y, geração do Milênio, mas quem vai começar a comprar a partir de agora é a geração Z. Quantos de nós estamos preparados para lidar com essa geração?”, questiona Rio. “Eles são totalmente digitais, nasceram na era do click”, diz Rio.
Mindset Digital
Rio diz que o consumidor é único. E por mais que se tenha vários pontos de contato com o consumidor, é preciso sempre passar a mesma experiência em todos eles.
“É muito importante estar em todo o processo, porque a gente conhece melhor o nosso consumidor. Temos que saber cada vez mais sobre ele. Se somos da indústria e temos um D2C, podemos cobrir toda essa jornada com uma página transacional”, explica.
Na visão do executivo, as indústrias precisam estar sempre em um processo desintermediante. Não para substituir o varejo, mas para conhecer o consumidor.
E-commerce
A vida é volátil, na visão de Rio. Por isso, é preciso que as indústrias se preparem todos os dias para estar no mercado, superando seu concorrente. E nesta era do click, é necessário entender o que é mindset digital e buscar soluções que atraiam os consumidores.
“Mindset é pegar tecnologia e incorporá-la no seu negócio para que gere valor”, explica Rio.
Leia também: Tecnologia e novos perfis de profissionais são o segredo do e-commerce da Ambev
Por Rafael Chinaglia, da redação do E-Commerce Brasil.