Além de atuar diretamente com produtos e serviços que buscam uma maior eficiência financeira de seus clientes, a Cybersource está presente na cadeia operacional, trabalhando para o sucesso do negócio.
É o caso da parceria com a Vindi. Por meio de soluções para gestão e segurança de pagamentos digitais, juntas, Cybersource e Vindi apoiam a sustentabilidade financeira do negócio de clientes Vindi ao mesmo tempo em que ajudam a aprimorar a experiência B2C do consumidor final.
Cybersource + Vindi + Clientes Vindi = Uma melhor experiência para o consumidor final
Como isso acontece na prática?
Como um ecossistema completo de recebimento de pagamentos presenciais e digitais, entre os clientes Vindi estão empresas do varejo, de pagamentos recorrentes e de assinaturas. Especialmente para estas últimas, a saudabilidade financeira está atrelada de forma ainda mais vital à gestão adequada e segura de pagamentos. O churn involuntário (suspensão automática de um serviço de assinatura por falta de pagamento sem que o cliente tenha solicitado) e a adimplência de assinantes, por exemplo, são grandes desafios para empresas de pagamento recorrente e que operam por assinatura.
A união Cybersource/Vindi atua com foco nos serviços de tokenização e no Renova Cartões para a promoção da eficiência financeira dessas empresas, apoiando-as não só na segurança das transações, como na recuperação da adimplência e prevenção de churn involuntário.
Tokenização
Processo de substituição do tradicional número da conta do cartão de pagamento com um token digital (novo número) em transações online e móveis. Os tokens podem ser restringidos para operações em certo dispositivo móvel, estabelecimentos comerciais ou tipo específico de transações. O processo de geração de tokens acontece em segundo plano, de uma forma que é invisível para o consumidor. Viabiliza um ambiente de compras seguro para todo o ecossistema de pagamentos online.
Relevância da tokenização no ecossistema de pagamentos digitais
20% das transações digitais no Brasil usam a tokenização;
Há mais tokens no mundo do que cartões físicos.
*Fonte de dados: Visa, abril 2023.
“Compras tokenizadas possuem 10 pontos percentuais a mais de conversão em relação às não tokenizadas, o que pode fazer a diferença entre lucro e prejuízo para uma empresa.” Gustavo Carvalho, diretor executivo da Cybersource.
Renova Cartões
Funcionalidade Vindi em parceria com a Cybersource.
Permite às empresas que trabalham com pagamento recorrente e por assinatura atuar de forma preventiva contra churn e inadimplência voluntários. Mesmo que mudem as informações de cartão do consumidor (pela expiração de data de validade, clonagem, roubo, furto ou perda por parte do consumidor), o token permite de forma automatizada a operação com os novos dados, de modo que as compras possam ser realizadas com maior índice de sucesso e as assinaturas sejam cobradas.
O Renova Cartões também auxilia para que as empresas não precisem recorrer a processos manuais de atualização de dados de pagamento de seus assinantes para recuperar a adimplência.
Vantagens para o consumidor final: experiência mais fluida e positiva
Na ponta da cadeia, o consumidor final também se beneficia. A tokenização de dados oferece mais segurança e agilidade em compras online. Já com o Renova Cartões, o cliente pode poupar o que há de mais precioso atualmente: tempo.
Como a atualização dos dados de pagamento é automatizada, o consumidor não precisa, toda vez que mudar, atualizar o número de seu cartão nas plataformas de assinatura ou pagamentos recorrentes com as quais se relaciona.
Você sabia que metade dos brasileiros têm de 6 a 10 serviços recorrentes?*
O Renova Cartão buscar melhorar a experiência do consumidor, uma vez que não é preciso atualizar o número do cartão em todas as plataformas de pagamentos recorrentes a que ele está relacionado.
*Fonte de dados: Vindi, abril de 2023.
Vantagens de operações mediadas por tokenização e Renova Cartões*
– Instituições financeiras de pagamento aprovam quatro vezes mais operações tokenizadas.
– A adoção do Renova Cartões gera, em média, uma receita extra de 120% de retorno sobre o valor investido.
*Fonte de dados: Visa, abril de 2023.
Caso PetLove
Além de trabalhar com compras de recorrência, entre os serviços oferecidos pela PetLove está um plano de saúde que atende cães e gatos. Visando otimizar a experiência de seus consumidores recorrentes, recuperar a adimplência e lidar com o churn involuntário dos planos de saúde pet, em 2022, a PetLove acoplou às suas operações de compra online a tokenização e o Renova Cartões, oferecidos pela parceria Vindi/Cybersource.
Desde então, resultados concretos já podem ser comprovados na operação. Em janeiro de 2023, 10% do faturamento dos planos de saúde da Petlove foram provenientes de pedidos que seriam perdidos por inadimplência, alterações no cartão ou cartões vencidos, entre outros motivos.
Para saber mais sobre o caso PetLove e a parceria de sucesso Cybersource/Vindi, ouça aqui o podcast Dentro do Ringue, produzido pela Vindi e dedicado ao universo de startups e tecnologia.
Petlove: conheça o segredo da marca para evitar a inadimplência (vindi.com.br)