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Custo de Aquisição de Clientes aumenta na Black Friday 2023

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

A expectativa positiva para a Black Friday 2023 promete um crescimento de no mínimo 10% com relação à Black Friday 2022, segundo projeções do mercado. Uma pesquisa do Google aponta que 67% dos consumidores pretende comprar nessa Black Friday e 91% deles pretende pesquisar sobre o produto antes do dia 24 de novembro.

Mulher mexendo no computador sentada em uma mesa de escritório
Imagem: reprodução

Com isso, os canais de venda online estarão mais relevantes em 2023, gerando um aumento no Custo de Aquisição do Cliente Digital. Uma vez que a concorrência está mais acirrada e os varejistas estão mais propensos a gastar com campanhas de mídia paga para conquistar novos clientes e divulgar promoções.

Uma forma de pagar menos nas campanhas de Black Friday é apostar no Black Month ou na Black Week, os famosos esquenta da Black Friday, que já estão sendo usados por gigantes do varejo como Magalu, que rodou a campanha no Domingão da Globo, liberando ofertas exclusivas para os espectadores.

Segundo Leandro Gorzoni, CEO da Agência Yooper, especializada em campanhas de performance e e-commerce, outra forma de diminuir o CAC da Black Friday 2023 é focar na retenção dos clientes. “O que vemos ao longo dos anos é um aumento considerável de CPC (custo por clique) e CPM (custo por mil impressões) nos canais de mídia, acompanhado de um aumento de taxa de conversão. Ou seja, a tendência é um tráfego mais qualificado, porém também mais caro. Com isso, a lucratividade da operação vai depender do quanto uma loja virtual consegue monetizar os clientes no período pós-Black. Estratégias de retenção, e-mails pós-compras, listas de remarketing específicas para estes compradores e promoções customizadas ajudam a diminuir o CAC, rentabilizando o alto volume de clientes adquiridos na Black”, salienta o especialista.

Automação de Marketing X Retenção de Clientes

As automações de marketing são uma ferramenta indispensável para facilitar o processo de retenção de clientes, pois elas ajudam a manter uma comunicação personalizada e automática com a base de consumidores, aumentando as taxas de recompra ao longo do ano. 

Segundo Steve Hart, VP de vendas da edrone, software de CRM e Automação de Marketing para e-commerce, os clientes da empresa no Brasil (que somam mais de 200 e-commerces) registraram um aumento médio de 378% nos clientes recorrentes no primeiro semestre de 2022. “A edrone cruza os dados do CRM com automações de marketing feitas sob medida para lojas virtuais, aumentando a recompra e a retenção dos clientes”, declara Hart.

O e-mail de confirmação de compra tem a maior taxa de abertura do comércio eletrônico, atingindo mais de 90% dos consumidores. Isso porque todo mundo abre o e-mail após a compra para garantir que os dados estão corretos, não é mesmo? A edrone possui um cenário de automação para Pós-Venda no qual é possível impactar os clientes que acabaram de fazer uma compra oferecendo produtos personalizados similares ou complementares ao que ele comprou e cupons de desconto, estáticos ou dinâmicos para estimular a recompra.

Além disso, com as automações de marketing os e-commerces conseguem recuperar milhares de reais em vendas de forma automática com uma automação de recuperação de carrinho abandonado. Esse é o pesadelo do comércio eletrônico e na Black Friday supera os 80%, mas os clientes podem ser lembrados dos produtos abandonados com mensagens personalizadas. Basta definir os parâmetros (tempo de envio e desconto do cupom) e as automações fazem o trabalho sozinhas, é só apertar o play.