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Coppel: o sucesso de um modelo de negócio adaptado à realidade mexicana

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

A trajetória de sucesso da Coppel México, uma das principais varejistas mexicanas, foi o tema da palestra de Bernardo Bazua, Director Digital & Omnichannel Strategy da empresa, realizada no último dia do Fórum E-Commerce Brasil 2023.

Fundada em 1941, a Coppel México trilhou um caminho de crescimento e expansão impressionante, tornando-se ao longo dos anos uma das maiores redes de lojas de departamento e produtos eletrônicos no país.

Bernardo Bazua no palco Marketplace do Fórum E-commerce Brasil 2023. (Foto: E-commerce Brasil)

No palco Marketplace, Bazua destacou a estratégia que consolidou a companhia como uma escolha preferencial para os consumidores mexicanos. A empresa focou na oferta de uma ampla variedade de produtos, preços competitivos e excelência no atendimento ao cliente.

No entanto, o cenário competitivo, especialmente no âmbito digital, apresentou desafios significativos para a marca. Enfrentar gigantes do setor exigiu que a empresa adotasse uma abordagem estratégica para se manter relevante no mercado em constante evolução.

Uma das chaves do sucesso da Coppel foi a adoção de um modelo de negócio adaptado à realidade mexicana. Diferentemente de outros mercados, o México conta com uma população menos bancarizada. Nesse contexto, a oferta de crédito e condições de empréstimo atraiu e fidelizou os consumidores.

“Este modelo de negócio tem um ecossistema com uma loja com braço financeiro e um banco. A pessoa entra na nossa loja e pode pedir um valor para fazer um empréstimo, comprar uma camiseta, fazer uma poupança ou adquirir uma motocicleta”, exemplificou o executivo.

Com essa estratégia, a empresa já reúne 3 e-commerces em uma plataforma própria de marketplace com uma base de 45 milhões de clientes com crédito concedido pela marca.

Bazua ainda mostrou a importância de criar uma cultura digital que utiliza a tecnologia a favor do trabalho dos milhares de colaboradores da empresa.

“A tecnologia não é o fim. É o meio. Você não pode esquecer que está trabalhando com pessoas para pessoas, não com robôs para robôs. São pessoas utilizando tecnologia para se comunicarem com outras pessoas”, refletiu Director Digital & Omnichannel Strategy da empresa.

Esse texto foi escrito por Larissa Darc em cobertura especial para o Fórum E-Commerce Brasil 2023.