Estudo da SLI Systems sobre comportamento do consumidor mostra que mais cidadãos norte-americanos estão envolvidos com o esporte
Tim Howard, goleiro da seleção americana de futebol, na Copa do Mundo 2014
A Copa do Mundo de 2014 parece ter atraído um mar de fãs do Tim Howard (goleiro da seleção americana), nos Estados Unidos. Cada vez mais os consumidores parecem estar interessados no esporte. A Sistemas SLI (SLI.NZ), uma fornecedora mundial de aceleração de e-commerce, estudou o comportamento de busca do consumidor entre 2 de março e 09 de julho de 2014. Para o mês de junho, pesquisas relacionados ao futebol aumentaram em 280% em relação a maio. Pesquisas de consumidores brasileiros mostraram um aumento da mesma forma.
A empresa realizou seu estudo em oito artigos esportivos internacionais de varejistas de vestuário com uma receita mensal de aproximadamente US $ 500 milhões e analisou mais de 341 milhões de pesquisas de consumo para rastrear o interesse em produtos relacionados ao futebol, usando a terminologia do produto específico para o país a partir dos EUA e do Brasil. Os interesses dos consumidores com base nos EUA eram claros: havia mais de 2,2 milhões de buscas de produtos relacionadas com futebol em oito sites de comércio eletrônico.
“Todo mundo sabe que o futebol é um esporte popular na América do Sul. Trabalhando com mais de 800 fornecedores de e-commerce no mundo, a SLI tem os meios para controlar facilmente quais produtos eles compram online. Nós estávamos curiosos para saber como a Copa do Mundo afetou interesse pelos bens de futebol nos EUA e comparar isso com o Brasil “, comentou Tim Callan, CMO, Sistemas SLI.
“O futebol é jogado durante todo o ano nos EUA, mas os artigos do recreativo tendem a ser comprados antes do outono e da primavera. Encontramos um aumento no comportamento de compra on-line em junho para produtos que vão de chuteiras de futebol, bolas, caneleiras, luvas e outros equipamentos, demonstrando interesse crescente do país em realmente jogar o esporte. É claro que a ostentação da Copa do Mundo nos EUA continuará muito depois do jogo final de domingo.”
Outras conclusões do estudo incluem:
• 16 de junho foi o dia de pico para as compras relacionadas com o futebol nos EUA, o mesmo dia que os EUA jogou com Gana. O dia de pico no Brasil foi no dia 3 de julho, um dia antes de ter jogado com a Colômbia.
• Nos EUA, os times internacionais com mais interesse do consumidor são o Brasil, seguido da Alemanha, Argentina e Holanda.
• No Brasil, a equipe internacional com o maior interesse do consumidor é esmagadoramente a Argentina. A segunda equipe mais popular internacional, os EUA, recebeu menos de 5% do comportamento de compras da Argentina.
• Termos de busca mais populares, em ordem, para os EUA:
– futebol
– futebol dos EUA
– FIFA
– Nike futebol
• Termos de busca mais populares, em ordem, para o Brasil:
– luvas de goleiro de futebol
– bola de futebol
– camisas times de futebol
– FIFA