A adesão a programas de fidelidade em supermercados, players de destaque no varejo alimentar em 2024, é uma realidade no Brasil, principalmente com o aumento do custo de vida. Ao todo, 66% dos consumidores já participam de alguma iniciativa com benefícios voltados à economia nas compras, incluindo formatos do tipo. Os dados são de uma pesquisa da Neogrid, realizada em parceria com o Opinion Box.

Segundo o estudo “Dados sobre Consumo e Fidelização no Brasil”, entre os consumidores que utilizam esse tipo de programa, 60% acumulam participação em dois a quatro formatos diferentes. Além disso, os principais atrativos para o público são acúmulo de milhas (60%), descontos diretos (54%) e acesso a promoções exclusivas (42%).
Economia de um lado, oportunidade do outro
O levantamento também aponta um impacto direto no comportamento de consumo, com 68% dos entrevistados organizando suas compras a partir das promoções disponíveis nos programas de fidelidade. Para os autores do estudo, este dado específico reforça o papel estratégico da comunicação antecipada e da oferta de benefícios alinhados às expectativas do público em um cenário de maior sensibilidade ao preço.
Além de influenciar decisões de compra, os programas de fidelidade têm sido utilizados como ferramenta de relacionamento pelas empresas. “Eles ajudam a manter os hábitos de consumo dos clientes e, ao mesmo tempo, estreitam o vínculo com as marcas”, afirma Christiane Cruz Citrângulo, CMSO da Neogrid.
O estudo foi concebido online por meio do Painel de Respondentes do Opinion Box, com mais de 2 mil pessoas de todo o Brasil. Todas possuem 16 anos ou mais, representam todas as classes sociais e são responsáveis ou parcialmente responsáveis pelas compras da casa.