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Conheça os 5 estágios do e-commerce

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Quando se tem um e-commerce é essencial entender que existe uma estratégia certa para cada fase que for percorrer na evolução das vendas e do faturamento. 

Existe um conjunto de ações que levarão um e-commerce para o resultado esperado, mas essas ações mudam de acordo com o estágio do negócio. Assim é possível evoluir entre os estágios e se tornar um líder no nicho.

Após entender qual é o estágio do e-commerce, o crescimento é ainda mais rápido, pois é possível focar no que é relevante no momento. Assim o time é direcionado para as ações corretas e evita erros que custam tempo e dinheiro.

Gráfico azul indicando crescimento
Imagem: reprodução

Confira os 5 estágios do e-commerce:

Iniciante:

De zero a R$ 100 mil por mês.

Essa é a fase da validação, onde se investe muito e o retorno é pequeno. É possível passar por essa fase com mais facilidade, se souber aplicar as ações básicas e relevantes para o negócio.

É essencial investir em tráfego pago nesta etapa para comunicar as ofertas e atrair pessoas para o negócio. Outra estratégia para começar a investir é no e-mail marketing para a recuperação de carrinho, e assim alcançar as pessoas que já conhecem a marca.

As redes sociais precisam estar ativas, com ao menos 3 posts por semana e stories todos os dias.

Profissional:

De R$ 100 mil a R$ 500 mil.

O segundo estágio do e-commerce é quando a operação se torna profissional. As estratégias básicas estão validadas, com um time pronto e uma base de clientes. É hora de crescer.

Nesta etapa é preciso continuar trabalhando nas mesmas estratégias de quando era iniciante, mas com alguns avanços, como por exemplo: adicionar uma nova mídia de tráfego pago e email marketing com campanhas sazonais e de relacionamento.

As redes sociais precisam estar ativas, com ao menos 3 posts por semana e stories todos os dias. É importante investir em micros e pequenos influenciadores, mas o foco deve ser a produção de material para anúncio, não necessariamente pensando em vender para a audiência desse influenciador.

Consolidado:

De R$ 500 mil a R$ 1 milhão.

Após romper a faixa dos R$ 500 mil em vendas, o negócio pode ser considerado como “consolidado”. Mas esse não é o fim da jornada, o desafio é continuar crescendo, mas agora pensando na construção da marca, audiência e na diversificação de canais.

Nesta etapa é preciso continuar trabalhando nas mesmas estratégias de quando era profissional, mas com mudanças, como: tráfego orgânico como SEO, email marketing completo com campanhas sazonais, de relacionamento e até mesmo produção de conteúdo.

As redes sociais precisam estar ativas, com ao menos 3 posts por semana e stories todos os dias. É importante investir em pequenos e médios influenciadores, ainda com foco na produção de conteúdo para anúncios e no público desse influenciador.

Referência:

De R$ 1 milhão a R$ 10 milhões.

Nessa fase, o e-commerce já se tornou uma referência no mercado. Apesar do alto volume de vendas, cada vez mais a margem se torna relevante em função do volume de vendas e os desafios de gestão ficaram ainda maiores. Nesse momento, é preciso ser eficiente e ter as estratégias corretas.

É importante continuar trabalhando nas mesmas estratégias de quando era consolidado, mas adicionando outras opções, como a mídia programática no tráfego pago.

As redes sociais precisam estar ativas, com ao menos 6 posts por semana e stories todos os dias. Esse é o momento de investir em médios e grandes influenciadores, com foco na produção de conteúdo para anúncios, reconhecimento da marca e no público desse influenciador.

Líder:

Acima de R$ 10 milhões.

São poucos os e-commerces que atingem o patamar de 8 dígitos de faturamento mensal. O e-commerce é líder de mercado e precisa manter a operação saudável, mas agora de olho no futuro, inovando e avaliando os próximos grandes movimentos do varejo. Não pode ficar parado no tempo.

As estratégias de negócios funcionam, por isso o ideal é continuar trabalhando nelas enquanto adiciona a mídia offline na divulgação, como uma propaganda na TV. Nesse estágio tudo é muito relevante, assim qualquer pequena mudança faz muita diferença no faturamento.

As redes sociais precisam estar ativas, com ao menos 7 posts por semana e stories todos os dias. Esse é o momento de investir em médios e grandes influenciadores, e artistas muito conhecidos com foco na produção de conteúdo para anúncios, reconhecimento da marca e no público que eles alcançam.

Aqui já faz sentido investir também em uma plataforma própria para a loja virtual e ir para o varejo físico com lojas próprias, franquias e até mesmo lojas multimarcas.

No e-commerce, existe o momento certo para cada estratégia. Identificou o seu estágio atual? Então o próximo passo é acelerar ainda mais a escalada do e-commerce! Clique aqui para conhecer a Vello Performance.