O início da trajetória de muitos no e-commerce acontece por meio de marketplaces. No entanto, a evolução deste formato trouxe necessidades e detalhes pertinentes, como o conteúdo envolto ao anúncio do produto. De acordo com Maurici Junior, gerente de Conteúdo na Magalu, esse espaço pode se tornar um diferencial para quem vende online, inclusive, desta forma.
![Maurici Junior, gerente de Conteúdo no Magalu - Conferência GO 24'](https://static.ecommercebrasil.com.br/wp-content/uploads/2024/06/52-Maurici-Junior-gerente-de-Conteudo-no-Magalu-Conferencia-GO-24.jpg.webp)
“Trabalhar com conteúdo faz sentido em todos os canais de venda e, por consequência, não seria diferente com marketplaces. Com o trabalho de analisar uma série de fatores da experiência do usuário e prever entraves, esse tipo de esforço é cada vez mais necessário na era do consumidor exigente e curioso sobre o item que quer adquirir. É nisso que o Marketing de Conteúdo entra”, explicou.
Segundo o especialista, o pensamento para estratégias do tipo precisa ser de eliminar obstáculos, visando a melhor experiência ao usuário. Uma das consequências disso é a taxa positiva na conversão do e-commerce.
Na prática
Junior também estabeleceu sua estratégia para o pilar de Marketing de Conteúdo em algumas ações que podem ser implementadas no dia-a-dia comum do vendedor.
Um dos passos iniciais, portanto, é o de compreender diferentes facetas de clientes por meio da montagem de personas. Com isso, detalhes, individualidades, interesses e necessidades não passam despercebidas no momento de formular conteúdos agregadores ao item comercializado.
Junior também fala da divisão do conteúdo em duas esferas: técnica (títulos, ficha técnica) e emocional (fotos/vídeos, descrições, comentários/avaliações). A partir disso, ele deixa algumas dicas:
- Uso de palavras-chave importante para entender como cadastrar itens;
- Fotos detalhadas e usando fundo neutro, explorando referências e ângulos do item;
- Descrições e fichas técnicas detalhadas dos produtos;
- Observar avaliações no anúncio e fortalecer a comunicação com o cliente respondendo dúvidas.
“Um conteúdo planejado ajuda o cliente a entender melhor o item. O critério para a compra ou não pode estar neste detalhe”, pontuou.