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Conferência GO 24': bom conteúdo ajuda na experiência do usuário na compra

Por: Lucas Kina

Jornalista e repórter do E-Commerce Brasil

O início da trajetória de muitos no e-commerce acontece por meio de marketplaces. No entanto, a evolução deste formato trouxe necessidades e detalhes pertinentes, como o conteúdo envolto ao anúncio do produto. De acordo com Maurici Junior, gerente de Conteúdo na Magalu, esse espaço pode se tornar um diferencial para quem vende online, inclusive, desta forma.

Maurici Junior, gerente de Conteúdo no Magalu - Conferência GO 24'
Maurici Junior, gerente de Conteúdo no Magalu (Imagem: E-Commerce Brasil)

“Trabalhar com conteúdo faz sentido em todos os canais de venda e, por consequência, não seria diferente com marketplaces. Com o trabalho de analisar uma série de fatores da experiência do usuário e prever entraves, esse tipo de esforço é cada vez mais necessário na era do consumidor exigente e curioso sobre o item que quer adquirir. É nisso que o Marketing de Conteúdo entra”, explicou.

Segundo o especialista, o pensamento para estratégias do tipo precisa ser de eliminar obstáculos, visando a melhor experiência ao usuário. Uma das consequências disso é a taxa positiva na conversão do e-commerce.

Na prática

Junior também estabeleceu sua estratégia para o pilar de Marketing de Conteúdo em algumas ações que podem ser implementadas no dia-a-dia comum do vendedor.

Um dos passos iniciais, portanto, é o de compreender diferentes facetas de clientes por meio da montagem de personas. Com isso, detalhes, individualidades, interesses e necessidades não passam despercebidas no momento de formular conteúdos agregadores ao item comercializado.

Junior também fala da divisão do conteúdo em duas esferas: técnica (títulos, ficha técnica) e emocional (fotos/vídeos, descrições, comentários/avaliações). A partir disso, ele deixa algumas dicas:

  • Uso de palavras-chave importante para entender como cadastrar itens;
  • Fotos detalhadas e usando fundo neutro, explorando referências e ângulos do item;
  • Descrições e fichas técnicas detalhadas dos produtos;
  • Observar avaliações no anúncio e fortalecer a comunicação com o cliente respondendo dúvidas.

“Um conteúdo planejado ajuda o cliente a entender melhor o item. O critério para a compra ou não pode estar neste detalhe”, pontuou.