Não há como negar que o abandono de carrinho é uma das coisas mais temidas pelos varejistas. Se já é complicado lidar com isso diariamente, na Black Friday isso costuma se intensificar. Isso porque a competitividade aumenta e os consumidores, que já costumam buscar o melhor negócio, ficam ainda mais alertas para não cair na “Black Fraude”. Então, quais as estratégias para driblar o abandono de carrinho em um período de compras tão importante para o seu negócio?
Durante a Black Friday, os consumidores costumam redobrar a atenção para ter certeza que irão fazer boas compras. Mas, para garantir que seus clientes façam boas compras, é imprescindível oferecer a eles uma boa experiência. Desde a usabilidade do site até o preço do frete, é fundamental que a experiência seja impecável e acompanhe os desejos do seu cliente, porque uma navegação confusa é também sinônimo de abandono de carrinho.
Além do cliente achar o que quer, o lojista também tem grande papel no processo de conversão: é necessário passar transparência, confiabilidade e transmitir toda sua expertise em relação ao produto que você vende. Isso porque aproximadamente 80% dos consumidores tem medo de fraudes durante o período de Black Friday, segundo pesquisa realizada pela Conversion no ano passado.
Passar confiança é primordial para evitar o abandono de carrinho logo de cara. Mas, é claro, quem compra na Black Friday está em busca de menores preços: cerca de 83% dos consumidores considera o preço do produto um fator de peso na decisão de compra. Isso inclui, claro, o preço do frete, que também é fator importante para o cliente fechar ou não a compra.
Dentro de um panorama geral, as palavras que resumem tudo isso são: agilidade e experiência. Oferecer um portal de e-commerce dinâmico e intuitivo é determinante não só para a experiência, mas também para a confiança. Por isso, a experiência é a resposta central de inúmeros problemas de compra, inclusive e principalmente o abandono de carrinho. Antecipação e previsão de necessidades são alguns dos fatores mais importantes para uma conversão de sucesso. Pensando nisso, a Insider criou o Architect, nosso produto que segmenta jornadas dos usuários a partir dos seus desejos, necessidades e histórico de visualização e compra. Fazer com que a jornada do seu cliente seja a mais objetiva e rápida possível faz com que a experiência dele seja leve e agradável.
No final de tudo, a maior estratégia para driblar carrinhos abandonados é pensar em quem vai comprar o seu produto. A otimização da experiência do cliente é um ponto-chave para converter um consumidor no tão sonhado cliente fiel, que vai ainda mais além da Black Friday.