Logo E-Commerce Brasil

Carros: diversidade de pagamentos simplifica comercialização

Por: Lucas Kina

Jornalista e repórter do E-Commerce Brasil

Quando os clientes do mercado de carros estão comprando um veículo de luxo, provavelmente esperam um tratamento de luva branca durante toda a jornada de compra e compra – e isso inclui poder usar sua escolha de método de pagamento.

A Motorenn, uma startup de e-commerce automotivo com foco em carros usados de luxo, exóticos e premium, começou recentemente a aceitar criptomoedas via BitPay. A mudança veio em resposta às solicitações dos clientes e ao desejo do varejista de simplificar todos os aspectos da transação.

“É uma de nossas principais crenças que queremos tornar o processo o mais informado e fácil possível, e alavancar a tecnologia a cada passo do caminho para fazer isso”, disse David Chou , CEO da Motorenn, à PYMNTS. “Parte disso é tornar o componente de pagamento o mais fácil possível da maneira que o consumidor deseja realizar a transação.”

Carros e as opções de pagamento

A Motorenn agora permite que os clientes comprem veículos com 13 tipos diferentes de criptomoedas. Os clientes podem pagar com suas carteiras digitais selecionando BitPay durante o processo de checkout online da Motorenn. A taxa de câmbio é fornecida no momento da transação.

“Queremos abrir essa opção para nossos clientes que usam criptomoedas e desejam negociar e obter um veículo muito legal”, disse Chou. “É hora de se recompensar um pouco e essas são pessoas que, quando estão negociando esse valor, definitivamente acreditam em criptomoedas.”

O maior obstáculo para a Motorenn permitir o uso de criptomoedas foi entender o ambiente regulatório e se sentir confortável com isso, disse Chou.

“No setor automotivo – especialmente com grandes quantidades – há sempre a preocupação de garantir que você esteja de acordo com os regulamentos federais e estaduais”, disse Chou. “Há muita complexidade nos pagamentos em dinheiro, então como as criptomoedas contribuem para isso?”

A Motorenn lidou com essas preocupações fazendo parceria com a BitPay e deixando essa empresa gerenciar o aspecto regulatório. O varejista também escolheu uma opção que converte a criptomoeda em dólares, para que os clientes paguem com criptomoedas enquanto a Motorenn é paga em dólares. A empresa compra veículos, paga serviços públicos e paga funcionários em dólares, então eles escolheram essa opção, disse Chou.

Confiança

Este é o último passo da empresa em oferecer opções e conveniência aos clientes, disse Chou. A Motorenn foi fundada em junho de 2020 com a ideia de operar com uma mentalidade digital e com baixos custos indiretos.

Operando por meio de um canal digital e de um armazém próximo ao Aeroporto Internacional de Los Angeles (LAX), a Motorenn economiza 80% da mão de obra e despesas gerais que teria se fosse uma concessionária tradicional na famosa Rodeo Drive.

Ao mesmo tempo, a Motorenn visa oferecer uma experiência mais luva do que outros varejistas automotivos de comércio eletrônico. Para ajudar os clientes a se sentirem à vontade para comprar carros de luxo on-line, a empresa fornece um relatório do histórico do veículo CARFAX, um adesivo de janela e fotos altamente detalhadas. Também oferece assistência humana para orientá-los no processo quando desejado.

“Acho que realmente se trata de poder ter uma experiência que pareça segura, uma experiência que informe o consumidor o máximo possível, para que ele se sinta confiante de que está recebendo o que espera”, Chou disse.

Enquanto uma concessionária típica atende clientes em um raio de 30 milhas, a Motorenn descobre que 90% de seus clientes estão fora desse raio e metade deles está em outros estados. Quando os clientes compram online, a Motorenn trabalha com transportadoras terceirizadas para entregar os veículos ao cliente.

“Para essas pessoas, tempo é dinheiro e estresse é – bem, estresse é estresse. Todos nós podemos fazer com um pouco menos disso, certo?” disse Chou. “Nosso processo realmente reduz isso ao máximo. Um cara comprou um Porsche de alta qualidade em 30 minutos.”

Preferência por pagamentos eletrônicos

Além de criptomoedas, a Motorenn aceita transferências bancárias, cheques bancários, documentos de financiamento de empréstimos e dinheiro – embora dinheiro não seja recomendado. Nos dois anos em que a Motorenn vende carros, a transferência bancária tem sido a escolha preferida dos clientes.

Para a empresa, o método de pagamento menos preferido é dinheiro. Embora a Motorenn ofereça isso como uma opção, desde que seja divulgado ao IRS, a empresa prefere outras opções.

“A questão é lidar literalmente com essa quantidade de dinheiro e protegê-la”, disse Chou. “Prefiro que tudo seja eletrônico porque, em última análise, quando é eletrônico, é digital, é instantâneo e não é algo com o qual temos que nos preocupar.”

Leia também: Pagamentos são imprescindíveis para o crescimento do e-commerce, afirmam convidados do Entre Amigos

Fonte: PYMNTS