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Carnaval mais sustentável: como garantir uma boa experiência ao cliente

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

O carnaval chega cedo este ano, logo no início de fevereiro, e traz boas oportunidades para o e-commerce. Em 2023, a Confederação Nacional do Comércio (CNC) calculou uma receita de R$ 8,18 bilhões com a festa em todo o país, principalmente em áreas relacionados ao turismo. Mas não é só quem viaja que gasta no carnaval. Independentemente de ser turista ou de aproveitar a festa na cidade onde mora, o folião quer brilho, fantasia, bem-estar e saúde. E está de olho em produtos mais sustentáveis. 

Para fazer uma maquiagem bonita, não é preciso poluir o meio ambiente.  O glitter biodegradável chegou para substituir o tradicional, que é feito com microplástico colorido – as partículas minúsculas levam séculos para se decompor e podem parar no mar. Quando ingerido, o microplástico pode levar animais à morte e contribui até para a extinção de espécies. É um risco para também para a saúde dos seres humanos e contamina a água que bebemos. No marketplace da RaiaDrogasil, o glitter sustentável foi trazido pela Use Orgânico, seller de produtos naturais que vão de maquiagem vegana a desodorante.  

Feito a partir de algas marinhas e produzido de forma manual por uma empresa do Rio de Janeiro, o glitter biodegradável vendido pela Use Orgânico se dissolve na água corrente e tem conquistado consumidores não apenas no carnaval. “Já recebemos encomendas grandes para festa de casamento e até para uma ‘festa da firma’. No caso específico do carnaval, as pessoas não compram apenas para uso próprio. Os maquiadores também buscam produtos mais naturais”, conta Jose Youssef, CEO e fundador da Use Orgânico. 

O empresário Jose Youssef aponta uma tendência de ampliação do público que busca alternativas mais sustentáveis não só no carnaval, mas no ano todo. “Antigamente o nosso público era acima de 35 anos. Era só a partir dessa idade que as pessoas começavam a se preocupar em fazer escolhas mais saudáveis. Com a pandemia, vieram também os jovens”, diz. 

Aumenta a oferta de produtos de saúde mais naturais 

Público de todas as idades, calor e feriado. O e-commerce precisa estar preparado para atender o cliente que quer aproveitar o carnaval de forma mais saudável e sustentável. O primeiro passo é o planejamento. Se o estoque não estiver organizado para a atender a demanda e a logística de entrega não estiver bem azeitada, a experiência pode ser frustrante para o consumidor e o seller perde a chance de ganhar novos clientes fiéis.  

Campanhas de marketing relacionadas ao carnaval e uma boa exposição dos produtos no marketplace também ajudam a potencializar os negócios. Também é importante ter em mente que o consumidor do carnaval não procura só glitter e maquiagem. Ele busca proteção para a pele e o cabelo, produtos para hidratação, suplementos que ajudam a manter o pique para ir atrás do bloco e até sprays para preservar a voz no meio de tanta cantoria.  

Para atender o público preocupado com o bem-estar durante o carnaval, o spray de mel com própolis para a garganta é uma das apostas da Natz, marca exclusiva do grupo RD-RaiaDrogasil. Com foco na prevenção e nos cuidados com a saúde, a Natz nasceu do aumento da procura por produtos mais naturais e com embalagens sustentáveis. Além dos sprays, a linha de mais de 20 produtos inclui óleos essenciais, probióticos, mel, vitaminas e suplementos alimentares.  

A preocupação com o meio ambiente aparece também nas embalagens da Natz. Feitas com papel 100% reciclado, elas têm o selo “Eu Reciclo”, parceria que garante a logística reversa dessas embalagens. “Existem no mercado muitas marcas de produtos naturais de saúde, mas cada uma atende algum tipo de necessidade específica. A Natz reúne opções para vários tipos de necessidades e é sustentável em todos os sentidos, uma preocupação que vai da escolha dos fornecedores às embalagens, diz Bruno Prado, coordenador de marcas próprias da RD-RaiaDrogasil.  

Com o aumento da consciência do consumidor brasileiro, a expectativa é de que o carnaval 2024 abra alas não apenas para boas vendas, mas também para uma festa com menos lixo e mais saúde.