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Brasil é o 1º país no ranking mundial em que os influencers são mais relevantes para decisão de compra

Por: Giuliano Gonçalves

Jornalista do portal E-Commerce Brasil, possui formação em Produção Multimídia pelo SENAC e especialização em técnicas de SEO. Sua missão é espalhar conteúdos inspiradores.

O crescimento do número de usuários na pandemia auxiliou no aumento expressivo de influencers — pessoas que agregam até milhões de seguidores através da produção de conteúdo nas redes sociais.

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Além da produção de conteúdo, muitos utilizam as redes sociais para divulgar marcas e produtos, seja recebendo um patrocínio por trás ou por uma pura recomendação autêntica.

Mais de 43% da população brasileira já realizou uma compra influenciado celebridades ou influencers.

Ao analisar a população de todos de países, todos informam que são influenciados em algum grau após ser impactada por estas recomendações.

Porém, no caso do Brasil, este número é ainda maior. O país é o primeiro no ranking mundial em que os influencers são mais relevantes para a decisão de compra online.

É o que releva um estudo sobre o poder dos influencers realizado pela Cupom Valido, com dados da Statista e HootSuite.

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Mais de 43% da população brasileira já realizou uma compra influenciado por uma celebridade ou influencer. Trata-se de uma taxa significativamente maior que outros países, como 17% no caso dos Estados Unidos.

A influência dos influencers

O Brasil segue disparado na primeira colocação, onde 43% da população já realizou uma compra com base num influencer.

A China, país onde foi criado o TikTok, está em segundo lugar, com 34%. Importante ressaltar que os chineses são os pioneiros no chamado social commerce e live commerce, onde os influencers realizam divulgações e lives nas plataformas das redes sociais para divulgações de lojas e produtos. Em terceira posição no ranking mundial, está a Índia com 33%.

De maneira geral, todos os países tiveram um crescimento da recomendação da compra por influencers, com destaque para países como: Rússia, Brasil, Índia e Alemanha.

Brasil em ascensão no uso das redes sociais

Apesar de o Brasil ter uma das menores renda per capita, ao comparar com a penetração do uso de internet e das redes sociais, o país segue na liderança, à frente até de muitos países desenvolvidos.

No Brasil, são mais de 150 milhões de usuários de redes sociais. Porém, a taxa de usuários pelo total de habitantes é de 70,3%, uma das maiores dentre todos os países do mundo.

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Na média, os brasileiros gastam 3 horas e 42 minutos por dia nas redes sociais. Por conta disso, o Brasil é o 3º país que mais utiliza redes sociais do mundo — somente atrás da Filipinas e da Colômbia.

Outros dados sobre o Brasil também merecem destaque. Afinal, ele se destaca como o 2º país que mais usa o WhatsApp do mundo, o 3º país que mais utiliza o Instagram e o 4º país do mundo que mais utiliza o Facebook.

Fontes: Statista, CupomValido.com.br, HootSuite

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