Uma das maiores redes de farmácias do sul do país, a Panvel vem colhendo os resultados de uma estratégia de marketing de conteúdo focada em conversão.
A empresa gaúcha possui mais de 40 anos de história e vem passando por um forte processo de crescimento. Atualmente são mais de 400 lojas distribuídas nos três estados da região sul e também no estado de São Paulo.
Apesar do sucesso das lojas físicas, a Panvel também possui uma presença sólida no digital. A empresa está entre entre os maiores e-commerces do Brasil na área da saúde.
Conteúdo para gerar receita no e-commerce
A preocupação da Panvel em gerar receita a partir do tráfego orgânico existe há anos. Desde 2015 a empresa é atendida pela Lume, consultoria de SEO que foi adquirida pela Web Estratégica em 2023.
Quando o projeto foi iniciado, foram identificadas diversas oportunidades em SEO. Inicialmente, a produção de conteúdo se resumia a descrições para páginas de produtos do e-commerce.
Mesmo com a conquista de primeiras posições para diversas palavras-chave relevantes e o aumento significativo de cliques e impressões, ainda existiam novas oportunidades de crescimento.
O blog Bem Panvel foi lançado em 2021 com o objetivo de trabalhar conteúdos mais ricos, baseados nos interesses do público-alvo da marca e nas suas intenções de busca.
Atualmente, o blog recebe milhões de visitas mensais e se tornou uma fonte de tráfego qualificado para o e-commerce, contribuindo para conversões e gerando receita para a marca.
![Evolução do número de sessões orgânicas no Blog Bem Panvel entre jan/21 e set/23](https://admin.ecommercebrasil.com.br/wp-content/uploads/2023/11/6-web-estrategica-publi-1.jpg)
A estratégia por trás do sucesso
Mesmo com o sucesso da estratégia adotada para o e-commerce, a Panvel ainda possuía alguns desafios. Aumentar a autoridade junto à audiência e atrair visitantes nas etapas intermediárias da jornada de compra eram alguns deles.
Com isso, o time da Web Estratégica desenvolveu uma estratégia de SEO e conteúdo composta de dois pilares principais:
– Conteúdos informacionais – Com os esforços do Google para combater automedicação, as páginas de resultados sofreram uma mudança. Nas buscas relacionadas à saúde, conteúdos comerciais deram lugar a conteúdos informativos. Com isso, foram criados conteúdos informacionais, trazendo detalhes sobre a forma de utilizar diferentes medicamentos e suas contra indicações. Essa estratégia foi chamada de “Tudo Sobre Medicamentos” (TSM) e adotou uma linguagem simples, de fácil compreensão para os usuários.
– Google EEAT – Essas diretrizes do Google são utilizadas para determinar a qualidade de um conteúdo, em especial quando falamos em temas sensíveis, como a saúde. Experiência é um dos aspectos levados em consideração e, a partir disso, diversos conteúdos foram criados em conjunto com médicos e farmacêuticos. Isso trouxe não só mais profundidade para as informações, mas também mais relevância para os conteúdos devido à autoridade dos profissionais em relação ao assunto.
Os resultados: blog aumentando o faturamento do e-commerce
As duas estratégias passaram a ser executadas simultaneamente a partir de setembro de 2022 e os resultados foram expressivos:
– O número de visitas orgânicas é 45 vezes maior na comparação entre os meses de setembro de 2022 e 2023;
– Entre 2022 e 2023, o número de palavras-chave indexadas triplicou;
– O número de transações assistidas pelo blog aumentou 600% entre 2022 e 2023;
– A receita orgânica gerada pelo blog em setembro de 2023 é duas vezes maior do que a receita gerada ao longo de todo o ano de 2022;
![Número de cliques e impressões orgânicas no Blog Bem Panvel entre set/22 e set/23](https://admin.ecommercebrasil.com.br/wp-content/uploads/2023/11/46-web-estrategica-publi-2.jpg)
Ao avaliar os resultados do site, também é possível identificar ótimos resultados:
– Melhora na posição média nas buscas;
– Incremento de palavras-chave indexadas;
– Aumento na Taxa de Conversão;
– Ganho de autoridade do domínio;
– Redução da Taxa de Rejeição;
– Recorde histórico de impressões;
– Aumento no tempo de permanência no site.
Existe ainda o resultado em termos de branding. Mesmo difícil de mensurar, o branding afeta o reconhecimento da marca pelos usuários após visitarem o blog ou site. Usuários que acessaram o blog Bem Panvel podem não comprar online, mas foram influenciados e converteram na loja física, por exemplo, impactando a receita.
Web Estratégica: especialista em marketing de conteúdo para e-commerce
Os resultados expressivos da Panvel são um exemplo do que a Web Estratégica tem feito junto a outros grandes e-commerces: aumentar receita e reduzir CAC usando marketing de conteúdo.
Além de toda a expertise de SEO que a empresa possui com seus mais de 12 anos de mercado, a Web Estratégica vem se firmando como a agência de marketing de conteúdo dos e-commerces. Magalu e Netshoes são exemplos de grandes marcas que contam com os serviços da Web Estratégica nessa área.
Além de conteúdos para blog, e-commerces também podem se beneficiar dos conteúdos para páginas de descrição de produtos (PDPs), páginas de categoria, páginas de listagem de produtos e conteúdos contextuais. Os blocos de texto oferecem informações complementares aos visitantes e auxiliam na decisão de compra, favorecendo a conversão.
Com domínio de todas essas áreas, a Web Estratégica atua criando conteúdos para todas as etapas da jornada de compra. O impacto pode ser visto não apenas na atração de tráfego qualificado, mas também no número de conversões e principalmente na participação do canal orgânico na geração de receita.