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E-commerce tem alta de vendas na virada, mas com queda nas 12 primeiras horas do dia, mostra NielsenIQ Ebit

Por: Lucas Kina

Jornalista e repórter do E-Commerce Brasil

Dados da NielsenIQ Ebit mostram que, após bons resultados registrados na virada de quinta para sexta-feira (24), vendas no e-commerce apresentaram queda de 16,7% até 12h. O índice da Black Friday reflete as primeiras horas do dia após uma madrugada movimentada e com alta de 19,8% nas vendas à meia noite.

Black Friday - Sexta-feira (24) - NiqNielsenEbit
(Imagem: Freepik)

O ‘boom’ registrado às vésperas da Black Friday 2023 tem uma explicação, segundo a Nielsen. O levantamento leva a acreditar que o bom número tem relação com promoções, descontos, links e ações divulgadas ao longo da semana, motivando usuários a consumirem na virada oficial dos e-commerces.

Entre meio-dia e às 23h59 de quinta-feira (23), as vendas também cresceram 6,4% frente 2022. Contudo, a perspectiva geral com base no estudo é de retração para e-commerce brasileiro na Black Friday 2023.

Desde às 2 horas da manhã do primeiro dia da Black Friday, a demanda retraiu. Segundo Marcelo Osanai, responsável por E-Commerce na NielsenIQ Ebit, a atual expectativa contrasta com a intenção de compra prevista para a data.

“Vale ressaltar que o sábado e domingo representam ainda períodos de oportunidade. É um momento de o mercado otimizar a resposta dinâmica aos anseios do consumidor para potencializar os resultados”, acrescenta.

Análise da Nielsen por categoria

No estudo segmentado pelo tipo de produto, Luiz Davison, gerente de CS na NielsenIQ Ebit, afirma que o pré-Black Friday de 2023 mostrou mudanças dinâmicas e reviravoltas.

“Essa última análise reflete as nuances dinâmicas do cenário pré-Black Friday no e-commerce. Notamos uma desaceleração em Perfumaria e Cosméticos, que mesmo assim mantém-se como uma categoria de destaque, enquanto Eletrodomésticos enfrenta uma reviravolta com uma retração notável. Telefonia e Eletrônicos continuam desafiadores, enquanto a estabilidade de Alimentos e Bebidas destaca subcategorias específicas”, explica.

A categoria de Perfumaria e Cosméticos, após um crescimento expressivo de 68,7% na primeira quinzena de novembro, registrou taxa de crescimento de 60,7% a três dias da Black Friday. Durante a quinta-feira da Black Friday (23), a categoria atingiu um índice notável de 30% de crescimento.

Por outro lado, a categoria de Eletrodomésticos, que experimentava crescimento no início do mês, enfrenta uma reviravolta, passando de 13,8% na primeira quinzena para uma retração de 9,6% nos últimos três dias. Na véspera da data, o índice caiu 16,2%.

Telefonia e Eletrônicos mantêm-se em um patamar desafiador, apresentando retrações próximas à casa dos 30% nos últimos três dias.

Por fim, a categoria de Alimentos e Bebidas mantém uma performance estável, crescendo 0,8% nos últimos três dias. Há ainda destaque de subcategorias específicas, como Azeite, Bombom, Licor, Whisky e Vodka.