A força do micro, pequeno e médio varejista é grande dentro de todos os mercados do mundo. Inegavelmente e por fatores como localização ou impessoalidade, parte de compras pontuais são conduzidas nestes estabelecimentos. O que, então, pode faltar? A Anheuser-Busch InBev identificou possíveis lacunas.
Em apresentação durante o segundo dia do Fórum E-Commerce Brasil 2023, Thiago Zampa, diretor global B2B da Anheuser-Busch InBev, explicou que um espaço a ser preenchido era o da gestão de negócios.
“Estes comerciantes possuem uma rotina muito dura e não conseguem gerenciar seus estabelecimentos em padrões normais. Dessa forma, compreendemos que pensar em soluções para isso poderia criar uma ótima oportunidade de crescimento. Assim nasceu o BEES”, explicou.
Desenvolvimento
De acordo com o executivo, o planejamento da empresa com a plataforma de e-commerce inclui três pilares: pessoas, processos e tecnologia.
“A estruturação do negócio deve se basear nisso para conduzir transformações e bons resultados. O pequeno estabelecimento é importante pois está na base e atende milhares de pessoas diariamente. Esse auxílio é necessário para que cresçam profissionalmente”, afirmou Zampa.
Na estratégia de implementação do BEES nos negócios, o executivo citou mais oito pilares:
– Transformação de Negócio
– Força de Vendas
– Gestão de Preços & Programa de fidelidade
– Produto & Engenharia
– Comunicação Digital
– NPS & CXC
– Logística
– Treinamento
Setores
O BEES conta com uma série de extensões para cuidar individualmente de cada dificuldade. Ao todo, são sete unidades de atuação:
– BEES Link
– BEES Partner
– BEES Fintech
– BEES Force
– BEES Care
– BEES Grow
– BEES Delivery
Distribuído em 19 países e com planos de expandir para Europa e Ásia, a iniciativa conta com boa recepção do público. Além disso, US$ 7,7 bilhões já foram transacionados pelo BEES desde seu início.