Logo E-Commerce Brasil

BEES: iniciativa da InBev cria atalhos para micros, pequenos e médios varejistas pensarem seu negócio

Por: Lucas Kina

Jornalista e repórter do E-Commerce Brasil

A força do micro, pequeno e médio varejista é grande dentro de todos os mercados do mundo. Inegavelmente e por fatores como localização ou impessoalidade, parte de compras pontuais são conduzidas nestes estabelecimentos. O que, então, pode faltar? A Anheuser-Busch InBev identificou possíveis lacunas.

Thiago Zampa - BEES - Varejo
Thiago Zampa, diretor global B2B da Anheuser-Busch InBev (Foto: E-Commerce Brasil)

Em apresentação durante o segundo dia do Fórum E-Commerce Brasil 2023, Thiago Zampa, diretor global B2B da Anheuser-Busch InBev, explicou que um espaço a ser preenchido era o da gestão de negócios.

“Estes comerciantes possuem uma rotina muito dura e não conseguem gerenciar seus estabelecimentos em padrões normais. Dessa forma, compreendemos que pensar em soluções para isso poderia criar uma ótima oportunidade de crescimento. Assim nasceu o BEES”, explicou.

Desenvolvimento

De acordo com o executivo, o planejamento da empresa com a plataforma de e-commerce inclui três pilares: pessoas, processos e tecnologia.

“A estruturação do negócio deve se basear nisso para conduzir transformações e bons resultados. O pequeno estabelecimento é importante pois está na base e atende milhares de pessoas diariamente. Esse auxílio é necessário para que cresçam profissionalmente”, afirmou Zampa.

Na estratégia de implementação do BEES nos negócios, o executivo citou mais oito pilares:

Transformação de Negócio
Força de Vendas
Gestão de Preços & Programa de fidelidade
Produto & Engenharia
Comunicação Digital
NPS & CXC
Logística
Treinamento

Setores

O BEES conta com uma série de extensões para cuidar individualmente de cada dificuldade. Ao todo, são sete unidades de atuação:

BEES Link
BEES Partner
BEES Fintech
BEES Force
BEES Care
BEES Grow
BEES Delivery

Distribuído em 19 países e com planos de expandir para Europa e Ásia, a iniciativa conta com boa recepção do público. Além disso, US$ 7,7 bilhões já foram transacionados pelo BEES desde seu início.