Logo E-Commerce Brasil

Os bastidores de um e-commerce de sucesso: Enext + Comgás Soluções

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

A fim de facilitar processos, executar rotinas e atender todas as necessidades do cliente, o time de desenvolvimento da Enext realizou a integração do e-commerce da Comgás Soluções, a maior distribuidora de gás natural canalizada no país, ao sistema de gestão da empresa, o SAP.

O time de Back-End da Enext construiu um sistema completo que possibilitasse a comunicação entre a loja virtual e as APIs da Comgás de maneira segura e que oferecesse funcionalidades eficientes ao site.

Os requisitos funcionais aplicados permitiram o login no e-commerce de usuários já cadastrados na base da Comgás, através da construção do SSO (Single Sing-On) e seguindo os protocolos Vtex e OAuth 2.0; o agendamento, a geração de protocolo, o parcelamento, o cancelamento, o reagendamento, a identificação dos serviços contratados e demais dados auxiliares via e-commerce; o cadastro do multiconsumidor; o acesso à nota do serviço e o faturamento do pedido, por meio da customização de dados.

As tecnologias utilizadas na aplicação foram a Vtex, na criação do e-commerce, a Microsoft Azure, funcionando como middleware, além dos softweres Azure DevOps, Node.js, Redis, Docker e Kubernetes, e a linguagem de programação TypeScript.

Os resultados obtidos provaram que quando os times de Front-End, Back-End e Product Owner estão sintonizados, um e-commerce pode alcançar alto nível de performance, se tornando mais funcional, intuitivo e rápido. Além, claro, de entregar aos usuários a melhor experiência possível, potencializar os resultados digitais e o sucesso da empresa, como foi o caso do nosso cliente Comgás Soluções.

Resumindo o sucesso alcançado pela Enext, o time de desenvolvimento Back-End no projeto para o cliente Comgás Soluções é um exemplo claro dessa abordagem colaborativa. Com a integração entre as equipes e um processo de desenvolvimento ágil, a plataforma do e-commerce foi aprimorada em termos de funcionalidade, usabilidade e desempenho, resultando em uma experiência do usuário mais satisfatória e potencializando os resultados digitais. 

A equipe da Enext continua a trabalhar de forma próxima com o cliente a fim de evoluir e manter a plataforma, garantindo que ela continue a atender às necessidades do negócio. Nós somos apaixonados por desenvolvimento de software e estamos constantemente buscando novas tecnologias e práticas para aprimorar nossas habilidades e entregar soluções de alta qualidade. Junte-se a nós e experimente o que podemos fazer pelo seu negócio.

Acompanhe a Enext para estar atualizado sobre as novidades sobre e-commerce e marketing digital, além de conhecer como trabalhamos para transformar as pessoas para o futuro.