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Banco do Brasil explica como a nova geração bancária une força entre tradição e inovação

Por: Giuliano Gonçalves

Jornalista do portal E-Commerce Brasil, possui formação em Produção Multimídia pelo SENAC e especialização em técnicas de SEO. Sua missão é espalhar conteúdos inspiradores.

A indústria bancária brasileira está em plena transformação, com a união estratégica entre bancos tradicionais e fintechs. É o caso do Banco do Brasil (BB) e da Revolut Brasil, quem vêm focando os esforços para manter a instituição atual e tecnológica.

Imagem do aplicativo do Banco do Brasil na tela de smartphone
No nordeste, executiva cita a agência “figital” em Recife como um espaço que combina o atendimento tradicional com um ambiente digital interativo, promovendo a educação financeira e a experiência do cliente

Tarciana Medeiros, CEO do Banco do Brasil, destaca o papel crucial da presença física dos bancos tradicionais no vasto território brasileiro. Com agências em 93% do país, o BB possui diversas estruturas físicas que garantem acesso a serviços bancários para a população em geral, especialmente em áreas remotas.

Complementando o tópico, Glauber Mota, CEO da Revolut Brasil, enfatiza a inclusão como um pilar fundamental. “Independente da localização, o cliente quer transacionar. Por isso a nossa parceria utiliza a tecnologia para levar serviços financeiros a todos os cantos do país, inclusive globalmente. É isso o que promove a democratização do acesso e a inclusão financeira”.

Agências do futuro: equilíbrio entre físico e digital

A pandemia acelerou a digitalização dos serviços bancários. Ainda assim, para Tarciana Medeiros, as agências físicas continuam sendo importantes. “O BB entende que o ideal é um equilíbrio entre o físico e o digital, oferecendo aos clientes a liberdade de escolher a forma de atendimento que melhor atende às suas necessidades. Conseguimos isso a partir da inteligência analítica embarcada, a IA e as soluções mobile“.

No nordeste, a executiva cita a agência “figital” em Recife como um exemplo inovador dessa convergência. “O espaço combina o atendimento tradicional com um ambiente digital interativo, promovendo a educação financeira e a experiência do cliente”.

Atendimento personalizado

Medeiros explica que o BB investe em inteligência artificial (IA) e análise de dados para entender as necessidades dos clientes e oferecer soluções personalizadas. Para tanto, a empresa oferece serviços para diferentes perfis, desde crianças até clientes que necessitam de operações mais complexas.

Para ela, a necessidade básica é pagar, receber e guardar dinheiro. Porém, na medida em que esse relacionamento evolui, a necessidade de operações mais complexas surge. “Ao conhecer o cliente, entendo o que, quando e quanto ele precisa. E a partir disso conseguimos ofertar o que ele quer, no momento exato. Hoje temos 82 milhões de clientes, dos quais 15 milhões chegaram nos últimos 2 anos (provavelmente no período de pandemia)”, lembrou.

Soluções para diversidade e inclusão

A CEO do BB também ressalta a importância da diversidade no desenvolvimento de produtos e serviços. “Uma equipe diversa garante uma visão mais ampla das necessidades dos clientes, resultando em soluções mais completas e eficazes”, conta.

Com foco na inclusão, excelência e personalização, a executiva explica que quanto mais diverso o time, menores são as chances de precisar voltar para consertar a tecnologia. “A equipe que desenvolve nosso projeto é diversa, e seus olhares também. Por isso sempre lembro que é fundamental ser diverso”, finaliza.

O Web Summit Rio está em sua segunda edição e acontece no Riocentro até 18 de abril. Para 2024, são esperados cerca de 30 mil visitantes, contando também com mais de 600 investidores e 1 mil startups.